Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Debate na UFPB hoje marca Programação do Dia das Mulheres Negras

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior no Estado da Paraíba (SINTESPB), através da Diretoria de Raça, Gênero e Etnias, que tem à frente Lourdes Teixeira e Mariano Neto, se integra à programação alusiva ao 25 de julho, Dia das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, que homenageia também Teresa de Benguela, ícone da resistência negra no Brasil colonial.

O Movimento de Mulheres Negras da Paraíba-MMN/PB em conjunto com outras entidades e movimentos sociais vinculados à temática construiu uma agenda Afro-Feminista, cuja programação teve início no dia 14 e se estende ao dia 28, com oficinas, mesas de debates e atividades culturais.

A programação elaborada pela Diretoria de Raça, Gênero e Etnia do SINTESPB, em parceria com o Fórum de Mulheres em Luta da UFPB, será desenvolvida, nesta quarta-feira (18), no auditório da entidade, no campus I da UFPB, que consta de um debate sobre o tema “Vivência: mulheres negras e participação político-partidária”. Na ocasião, várias mulheres estarão apresentando suas experiências no campo da política partidária.

Entre as palestrantes destaca-se a jornalista, coordenadora do Instituto Elizabeth Teixeira- Coletivo Feminista, e presidente do PMN na Paraíba, Lídia Moura.

Também comporão a mesa, que será coordenada pela diretora da pasta do SINTESPB, Lourdes Teixeira: Adjany Simplício, pedagoga e militante dos Direitos das Mulheres e LGBTTIs; Estelizabel Bezerra, deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar pelos Direitos da População LGBTTIs; Paula Frassinete, professora da UFPB, ativista ambiental e do movimento de Mulheres Negra; Sandra Marrocos, vereadora de João Pessoa, assistente social e ativista do movimento feminista; Sônia Lima, jornalista, feminista, militante dos movimentos de Mulheres, Negro e pela defesa da Democratização da Comunicação, atualmente,  coordena a Comunicação do Projeto Elas por Elas.

A Diretora de Gênero, Raça e Etnias do SINTESPB, Lourdes Teixeira, disse que esse será um momento rico para as mulheres e homens da categoria. “Esperamos a presença de toda comunidade da UFPB para que possamos ampliar o debate através das ricas contribuições que a mesa proporcionará sobre esta temática importante para sociedade”, destacou Lourdes.

A programação do evento, que conta ainda com o engajamento da Diretoria de Arte e Cultura, prevê  também atividades culturais, que estão sendo planejadas pelos diretores José Vasconcelos  Júnior e Ana Patrícia Formiga.

Após a exposição da mesa será oferecido um Coffee break aos presentes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência