De sunga, Aécio vai nadar em rio para cumprir promessa

O ex-governador de Minas Aécio Neves (PSDB), candidato ao Senado, vai a Santo Hipólito na tarde deste sábado pagar uma promessa feita em 2007, quando ainda era governador. De sunga, ele vai nadar no rio das Velhas, afluente do rio São Francisco, após trabalho de recuperação da bacia hidrográfica naquele trecho da região central do Estado.

O governo de Minas investiu até agora R$ 1,5 bilhão na recuperação do rio, mas ainda não conseguiu cumprir toda a meta estabelecida para 2010 com o projeto Manuelzão, uma ONG que nasceu dentro da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e luta pela preservação revitalização e total despoluição da bacia do rio das Velhas, que chega a Belo Horizonte.

Distante 250 km da capital mineira, Santo Hipólito é um dos pontos do médio e baixo Arrudas em que já é possível pescar e nadar. Por isso Aécio vai lá, em meio a uma agenda oficial do governador Antonio Anastasia candidato à reeleição pelo PSDB, cumprir a promessa. "Promessa é dívida, quem manda prometer", disse Aécio, antes de embarcar para a região central do Estado, em campanha pela reeleição de Anastasia em BH.

Ele acrescentou: "Provavelmente darei um mergulho para mostrar que realmente o rio melhorou muito a qualidade da água. É uma demonstração de que dá para fazer quando há planejamento, quando se faz os investimentos corretos".

Aécio aproveitou a ocasião para criticar o governo federal na questão da revitalização do rio São Francisco, por ter alocado apenas R$ 1,4 bilhão para a revitalização do maior rio de extensão nacional. "Isso é menos do que nós investimos apenas no trecho do rio das Velhas. Então, é o que eu tenho dito: não é possível falar em transposição antes de falar em revitalização."

Em Santo Hipólito, Anastasia vai assinar com o Projeto Manuelzão novos compromissos de revitalização do rio. As novas metas serão estipuladas para 2014, mas o próximo governo pode não estar mais sob gestão dos tucanos, já que Anastasia está atrás de Hélio Costa (PMDB) nas pesquisas de intenções de voto.

 

Folha Online
 

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.