O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Damião Feliciano (PDT-PB), disse que vai procurar a comissão representativa do Congresso Nacional — que responde pela Casa durante o período de recesso parlamentar — para que sejam adotadas providências em relação aos ataques sofridos por garimpeiros brasileiros na cidade de Albina, no Suriname.
Segundo a Agência Câmara, o pedetista vai entrar em contato com integrantes da Comissão de Relações Exteriores para que interrompam o recesso em janeiro e acompanhem a questão. O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) avalia que será necessário criar uma comissão externa para acompanhar o caso. "Já passa da hora de designar uma comissão externa para ir ao Suriname verificar o que aconteceu com os brasileiros", afirmou à Agência Câmara.
Segundo informações do Itamaraty, na madrugada do dia 24 de dezembro 25 brasileiros foram agredidos pela população local. Depois de hospitalizados, 20 já tiveram alta e 5 em estado mais grave foram transferidos em avião da Força Aérea Brasileira para Belém (PA). Ainda não há confirmação oficial de nenhuma morte. Os ataques ocorreram depois que um brasileiro foi acusado de matar um surinamês.
Congresso em Foco com Agência Câmara