Da Paraíba para o mundo: 4 personalidades famosas nascidas no estado

Praias lindas, calor brasileiro, vegetação de caatinga, arquitetura barroca, centros históricos, algumas das muitas características admiráveis de uma das regiões mais conhecidas do Nordeste brasileiro: o estado da Paraíba.

Sempre lembrado por sua beleza natural e seu calor convidativo, essa região nordestina guarda mais do que os adjetivos que lhe atribuímos. Cantores famosos, comediantes e até agentes políticos são crias deste belo estado.

Com o objetivo de jamais deixar cair em esquecimento, vamos listar 4 personalidades que fizeram sucesso em todo país e se tornaram ícones, todos originários da sigla PB.

1.  Ariano Suassuna

No ano de 1927 nascia o escritor, poeta e dramaturgo Ariano Vilar Suassuna, na cidade de João Pessoa, filho de Rita de Cássia Dantas Villar e João Suassuna.

João, pai de Ariano, era governador do estado da Paraíba e durante a Revolução de 1930, foi assassinado na cidade do Rio de Janeiro, em decorrência de conflitos políticos.

Ariano tinha apenas 3 anos de idade, e acabou por crescer criado apenas pela mãe.

O criativo escritor alegava que era motivado pelo fato de ter perdido seu pai tão cedo, e que buscava redenção com as palavras.

Ariano faleceu em 2014 por conta de uma parada cardíaca.

Seu legado permanece intacto com suas obras famosas e atemporais que cativaram milhares de brasileiros e sem dúvida servem de inspiração para diversos escritores.

2.  Assis Chateubriand

Um nome poderoso e conhecido por todos aqueles que apreciam a história do Brasil.

Jornalista, advogado e político, Chatô (como era conhecido), foi um homem de grande influência no cenário da comunicação e do governo vigente da época.

Nascido em 1892 na cidade de Umbuzeiro, Chateaubriand foi fundador do Museu de Arte de São Paulo e da TV Tupi, e posteriormente, Senador da República.

Envolvido em polêmicas e mentiras, o paraibano era próximo até do presidente Getúlio Vargas.

Morreu em São Paulo, no ano de 1968.

3.  Cassiano

Cantor e guitarrista, um dos pilares da música black no Brasil, amante dos estilos Soul e Funk.

Infelizmente, esta ilustre figura teve uma carreira demasiadamente breve, por conta de uma doença respiratória.

Genival Cassiano dos Santos nasceu no ano de 1943, na cidade de Campina Grande, mas logo se mudou para o Rio de Janeiro. Trabalhou como assistente de pedreiro, até descobrir seu dom para música.

Respeitadíssimo no cenário musical, Cassiano já foi homenageado por diversas figuras famosas e conceituadas do meio.

Cassiano fez muitas pessoas chorarem com suas lindas e melancólicas letras. Em maio de 2021, veio a falecer, fazendo todos os amantes de uma boa música se colocarem a chorar como quando o ouviam cantar e tocar.

4.  Elba Ramalho

Em 1951, na cidade de Conceição, nascia a estrela do agreste.

Elba simplesmente dispensa comentários.

Com uma vida artística de sucesso, considerada uma cantora de respeito entre tantos nomes gigantes no meio, Elba foi precursora na música nordestina e mantém sua fama até os dias de hoje.

Possui um canal no Youtube com 190 mil inscritos, equiparando-se até aos artistas contemporâneos, fazendo uso de edições de vídeo musicais e documentais, além de compartilhar o dia a dia, repleta de técnicas que não a deixam para trás quando o assunto é engajamento.

BRASIL

De todos os cantos do nosso querido país, as tradições, culturas, vestimentas, sotaques e hábitos nos tornam privilegiados por podermos expressar quem somos.

Talentos e competência são encontrados em qualquer lugar no vasto Brasil. Podem surgir do frio de nevasca da região Sul, ou nas estreitas ruas do Sudeste, tanto quanto no clima seco do Centro-Oeste, ou inspirados pelos pratos típicos do Norte.

Este texto é uma homenagem aos grandes nomes de toda a seca, quente, encantadora e bela região Nordeste.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.