Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CUT faz mobilização em favor da regulamentação de jornalistas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) está elaborando um documento para cobrar a regulamentação de profissão do jornalista. De acordo com Arimatéia França, vice-presidente da CUT-PB, o documento será enviado ao ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi, além dos 12 deputados federais da Paraíba e dos três senadores que representam o Estado. Segundo o sindicalista, a elaboração do documento conta com a colaboração de representantes do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e da Federação Nacional dos Jornalistas.

A CUT-PB, junto com o movimento sindical, está preparando o calendário de manifestações que devem acontecer em todo o Estado. A proposta é mostrar os prejuízos para a sociedade e para a categoria sobre a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de extinguir a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo.

“Em primeiro lugar, queremos evitar a diminuição do salário do jornalista, que além da perda de respeito pode sofrer também prejuízos financeiros com esta decisão. Em segundo lugar, estamos defendendo os cursos superiores de Comunicação, que podem entrar em crise. Quem vai querer fazer um curso cujo diploma vai ser desnecessário para a profissão?”, destacou Arimatéia França.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Land Seixas, destacou que a sociedade como um todo será penalizada por conta da perda da qualidade da informação. “O mais importante é a questão da qualidade do produto que a mídia vai oferecer, como textos e reportagens sem comprometimento com a verdade. Os únicos beneficiados serão os grandes barões da comunicação”, destacou ele.

Uma reunião para dar início a elaboração do documento foi marcada para esta quinta-feira (dia 25), na sede da Associação Campinense de Imprensa, em campina Grande. De acordo com o presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Land Seixas, haverá outra reunião neste próximo sábado, na sede do Conselho Regional de Contabilidade, no Centro, em João Pessoa, para elaborar o calendário de manifestações e atos públicos. A reunião do sábado irá resgatar o Fórum de Lutas contra Desregulamentação, criado desde 2002, por conta da primeira liminar expedida em favor da queda do diploma.

“A nossa primeira ação será uma passeata pelas ruas da Capital”, disse o presidente do sindicato.  Durante a última sexta-feira (dia 19) houve uma manifestação em Campina Grande que reuniu jornalistas e os estudantes e professores do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa