Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CUT cobra mais fiscais do Trabalho na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), junto com diversos sindicatos, vão solicitar ao Governo Federal a realização de um concurso público para a contratação de fiscais para a Superintendência Regional do Trabalho para toda a Paraíba, em especial para Campina Grande. De acordo com o vice-presidente da CUT-PB, Arimatéia França, seria necessário o dobro do número de fiscais que hoje atuam em Campina, uma média de oito.

“Realizamos uma reunião no último dia 8 entre os sindicatos de Campina e representantes da Superintedência, inclusive com o superintendente Regional do Trabalho, Inácio Machado. A principal queixa foi a falta de fiscalização em relação às empresas que possam estar descumprindo a legislação. Atualmente, o quadro de fiscais disponíveis não é suficiente para atender a demanda, porque a quantidade de empresas aumentou bastante nestes últimos anos”, destacou Arimatéia.

Segundo o vice-presidente da CUT-PB, os representantes sindicais também se queixaram sobre as empresas que estão estabelecendo bancos de horas sem a participação do sindicato. De acordo com o sindicalista, com um número maior de fiscais, haveria melhor condições de verificar possíveis irregularidades, tanto em relação a legislação trabalhista, quanto em relação à saúde do trabalhador.

Além disso, os sindicalistas também cobraram da Superintendência Regional do Trabalho a fiscalização do cumprimento das Normas Reguladoras (NRs) de Saúde do Trabalho. “A nossa preocupação é que o índice de crescimento de acidentes de trabalho vem aumentando na Paraíba”, disse Arimatéia. O sindicalista explicou que ficou acordada a proposta da CUT de realizar reuniões a cada três meses para avaliar os procedimentos e tirar encaminhamentos em relação à atuação da Superintendência Regional do Trabalho.

“A intenção da Central para as próximas reuniões com Superintendência na Paraíba é ampliar o numero de sindicatos na discussão, sobre legislação e direitos, estendendo também para os servidores públicos, trabalhadores rurais e informais e que hoje são bastante descriminados na relação do trabalho”, destacou Arimatéia.

 Na reunião do último dia 8 estavam presentes Inácio Machado (Superintendente Regional do Trabalho), Dorival Gomes (Gerente Regional do Trabalho e Emprego de Campina Grande), Jaidete de Oliveira (Chefe de fiscalização Sub. Superintendência e emprego de Campina Grande), Arimatéia França (CUT e Sindicato dos Eletricitários), Rostand Lucena (Sindicato dos Bancários), Ricardo Pordeus (Sindicato dos Telefônicos), Joel Carlos (CUT e Sindicato dos Metalúrgicos), Genésio Trindade (Sindicato dos Calçadistas), Drauzio Macedo (CUT e Sindicato Eletricitários), José de Anchieta (Sindicato dos Trab. Construção Civil), José Cordeiro (Sindicato Trab. Plásticos), Marli Melo (Sindicato dos Metalúrgicos), João Roncalli (Sindicato dos Bancários), Pedro Mota (Sindicato dos Texteis) e Zenaide Maria (Sindicato dos Trab. em Saúde Privada).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio