Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Curso de combate à lavagem de dinheiro é aberto no MPPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Foi aberto, na manhã de hoje, o Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O curso ocorre até a próxima quinta-feira, 14, no auditório do Ministério Público da Paraíba e faz parte do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), do Ministério da Justiça. Membros do Ministério Público, agentes das Polícias Federal, Militar e Civil participam da capacitação.

O evento foi aberto pela procuradora-geral de Justiça em exercício, Kátia Rejane Lira Lucena, que destacou as características de combater à corrupção. “Precisamos mergulhar de vez e nos especializarmos. Este curso tem o sentido de qualificação para melhorarmos a investigação”, disse a procuradora.

Ela ressaltou ainda a importância do trabalho sistêmico na área da Justiça. “Órgãos como Ministério Público, Controladoria devem atuar de forma conjunta, numa interligação formal que envolva ações, troca de tecnologias”, afirmou a procuradora-geral.

A diretora adjunta do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça, Camila Colares Bezerra, agradeceu a parceria do Ministério Público da Paraíba na realização do evento. Ela informou que, desde 2003, o curso já capacitou mais de 8 mil agentes. “Trata-se de uma importante ferramente no combate à corrupção que faz parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), além de ser um ambiente de troca de experiências e aprofundamento de contatos”, explicou.

O diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do MPPB, procurador José Raimundo de Lima, disse que a capacitação se reveste de importância ímpar pela responsabilidade dos órgãos em estarem atuantes para combater a lavagem de dinheiro. “Que este seja um espaço de aprendizagem e qualificação”, comentou.

Participaram ainda da mesa de abertura o corregedor-geral do MPPB, procurador Alcides Jansen, o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, promotor Amadeus Lopes, e o presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, procurador-geral licenciado Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais