Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CRMV-PB promove palestra sobre uso do canabidiol na medicina veterinária

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) promoveu, quinta-feira (27), uma palestra sobre o uso do canabidiol na medicina veterinária, abordando aspectos terapêuticos e legislativos. O evento ocorreu em formato híbrido: presencial e com transmissão pelo YouTube.

O médico-veterinário Helder Camilo, mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e proprietário da Clínica Veterinar, foi um dos palestrantes. Ele prescreve cannabis para cães, gatos e pets não-convencionais e destacou que a dose e a frequência de administração do canabidiol variam de acordo com o caso, sendo necessário ajustar a dosagem conforme a resposta do animal.

Durante a palestra, Helder Camilo apresentou estudos de caso que demonstraram a eficácia do canabidiol no tratamento de diversas condições em animais: sequelas neurológicas em cães, doença respiratória crônica em gatos e estereopatia e automutilação em aves. Ele enfatizou que a cannabis pode ser utilizada para uma ampla gama de problemas, não se limitando apenas ao tratamento de epilepsia.

Outro ponto relevante abordado foi a necessidade de uma legislação que ampare a utilização do canabidiol na medicina veterinária.

A advogada Patrícia Apolinário, presidente da Comissão Estadual de Direito Médico e da Saúde da OAB-PB e vice-presidente da Comissão de Bioética da ABA, também palestrou no evento. Especialista em Direito à Saúde, discutiu a questão social da cannabis e a regulação dos produtos veterinários, que é realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), enquanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua na regulamentação para uso humano.

A jurista destacou a falta de regulamentação específica para o uso veterinário e mencionou a Portaria nº 344/1998 do Ministério da Saúde, que, segundo ela, permite que médicos-veterinários prescrevam cannabis. Apolinário defendeu uma atuação política conjunta para avançar na regulamentação, afirmando: “Eu vejo na cannabis um mercado promissor onde todo mundo ganha. A gente ganha em saúde e em qualidade de vida”.

O presidente do CRMV-PB, José Cecilio, mencionou que existe um grupo de estudo sobre o tema no Conselho Regional paraibano e no Conselho Federal de Medicina Veterinária e que a posição do sistema será unificada em breve.

O evento contou com a participação de representantes de três associações que apoiam famílias que necessitam de tratamento com Cannabis Medicinal: Acaflor, Jardim e Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace).

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Anteriores

assinatura FOTO Pixabay

Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba dará posse a novo procurador nesta segunda

silvio almeida ministro FOTO jose cruz agencia brasil

João Azevêdo e ministro oficializam adesão da PB ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência

luz energia FOTO fernando frazao agencia brasil

Julho terá bandeira amarela na conta de luz, define Aneel

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 535 vagas de emprego na primeira semana de julho

fogueira FOTO Pixabay

Carro é incendiado após motorista estacionar próximo à fogueira na Paraíba

simone mendes

São João de Campina Grande termina neste domingo com Simone Mendes e outros artistas

João Azevêdo prestigia São Pedro em Pocinhos e destaca parcerias

João Azevêdo prestigia São Pedro em Pocinhos e destaca parcerias

dj alisson morto patos pb

DJ é assassinado a tiros em Patos

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Motociclista morre após atropelar cavalo na BR-361, na Paraíba

medico-doença-hospital-laboratorio-microbios-Foto-Pixabay-1024x683

Metade das malformações vasculares é diagnosticada de forma errada