Criada na Câmara a ‘Frente Parlamentar pelo Cooperativismo’

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou ontem uma sessão especial, de propositura do vereador Geraldo Amorim (PDT), para a implantação da ‘Frente Parlamentar do Cooperativismo’, a Frencoop. “Estamos a cada dia nos dispondo a ajudar o próximo. Para tal, viemos criar esta ‘Frente’ para que possamos criar a cultura do cooperativismo em nossa cidade, e, em especial, nesta Casa”, justificou o proponente.

A ‘Frente’ tem como objetivo a conscientização e o apoio ao cooperativismo na Capital, com o intuito de firmar parcerias com entidades civis, ongs e diversas outras entidades para criar campanhas educativas publicitárias na cidade de João Pessoa. E haverá uma reunião mensal para se discutir os temas sobre o cooperativismo, com a ‘Frente’ e representantes das cooperativas da cidade.

O diretor da Unimed Norte-Nordeste, Petrúcio Magalhães, enfatizou que o movimento cooperativista vem crescendo desde que houve uma releitura de um de seus princípios, que preconizava a neutralidade política, passando a evidenciar a neutralidade partidária. “A vida é uma cena política constante. Temos que estar participando das coisas que acontecem na política, para dar suporte ao cooperativismo, para revidar as agressões do capitalismo”.

Compuseram a mesa da sessão especial o vereador Geraldo Amorim, que presidiu a sessão; o vereador Benílton Lucena (PT), secretariando os trabalhos; o presidente do Federalcred, Antônio Geraldo de Freitas; o superintendente da OCB/PB, José Caubi Pita; o diretor institucional da Confederação das Unimeds do Norte-Nordeste, Petrúcio Magalhães; o representante da Unicred – Norte-Nordeste, Paulo Valério; e o presidente da Unicred-JP, Romildo Coelho Montenegro.

Foi evidenciado na sessão a apresentação do estatuto e da ata de criação da Frencoop, que foi assinada pelos vereadores Mangueira (PMDB), João Corujinha (PSDC), João dos Santos (PPR), Pastor Edmílson (PRB), Luis Flávio (PSDB), Ubiratan de Oliveira, o Bira (PSB), Sandra Marrocos (PSB), Zezinho Botafogo (PSB), Eliza Virgínia (PPS) e Fernando Milanez (PMDB).
 
Dois encaminhamentos foram relacionados ao final da sessão: a apresentação de um projeto de lei referente ao cooperativismo em João Pessoa e uma nova reunião em conjunto com a Assembléia Legislativa (ALPB), programada para agosto, mas sem data prevista.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.