Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Criada comissão para enfrentar violência contra crianças e adolescentes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A iniciativa do Governo da Paraíba de instituir Comissão para o Enfrentamento à Violência Letal Contra Crianças e Adolescentes no Estado é pioneira no País e será referência para o governo federal incentivar os demais estados a seguir o exemplo paraibano. O governador José Maranhão assinou às 12h30 de hoje, no Palácio da Redenção, medida provisória que institui a referida comissão. A solenidade teve a participação da coordenadora geral do Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), da Presidência da República, Jerusa Ataide Nalini Vasconcelos, além de secretários do Estado e integrantes do novo instrumento de proteção a crianças e jovens em risco de morte.

O governador revelou que a medida provisória assinada significa a adoção de uma política pública que cumpre uma meta fundamental: a proteção das crianças contra a violência. “Só através de políticas públicas adequadas como esta teremos o remédio para minimizar os efeitos desse problema social que envergonha a todos nós brasileiros”, declarou. Ele afirmou ainda que a criação do núcleo é de muita importância para a vida social do Estado. Os mecanismos vão contribuir para minimizar a violência contra a criança e o adolescente. Os resultados serão práticos porque estão envolvidos no programa o Governo do Estado, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Sociedade Civil, disse o governador, destacou o chefe do Poder Executivo Estadual.

Jerusa Ataide, que também integra a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, afirmou que a iniciativa pioneira da Paraíba de assinar a medida provisória é uma ação que vai de encontro à da política nacional direcionada à criança e ao adolescente. “Para o governo federal a gente fica extremamente honrado em participar desse evento, sabendo da iniciativa do Estado e o governo federal está aliado a isso neste grande pacto federativo”.

A coordenadora geral do Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), Jerusa Ataide, revela que, de fato, os demais estados da federação vão ser estimulados a seguir o exemplo da Paraíba e meios serão criados para que no futuro se possa constituir uma política nacional de enfrentamento à violência letal contra a criança e o adolescente. A idéia é unir e fortalecer o sistema de garantias e direitos da criança e do adolescente, aquilo que já prevê a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A juíza auxiliar da Coordenadoria da Infância e da Juventude, do Tribunal de Justiça da Paraíba, Graziela Queiroga Gadelha de Sousa, avalia que a medida provisória assinada pelo governador será mais um equipamento à disposição da infância e juventude para garantir, dar a proteção que esse público  necessita, principalmente aqueles que estão ameaçados de morte. A nível de Nordeste o Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) já funciona em Pernambuco e Alagoas. A nível de núcleo a primeira experiência será a da Paraíba, com custos bem inferiores à instalação do PPCAAM. Aqui no estado quatro crianças já são atendidas pelo programa do governo federal.

A promotora de Justiça, Soraya Escorel, integra a comissão criada e acredita que será dado o suporte necessário às ações de proteção a crianças e adolescentes ameaçados de morte. “A instituição dessa Comissão para o enfrentamento à Violência Letal contra Crianças e Adolescentes no Estado da Paraíba se apresenta como um marco histórico, uma vez que o nosso Estado será o primeiro a agir por meio de uma medida provisória, instituindo uma comissão para implantação de política de proteção à criança e aos adolescentes ameaçados de morte”, destacou a promotora Soraya Escorel.

O advogado Wilson Quirino, da ONG Oficina da Cidadania, integra a comissão através do Conselho Estadual de Defesa da Criança. Ele revela que a iniciativa é positiva, demonstrando que governo e sociedade estão interessados em reduzir as estatísticas da violência contra crianças e adolescentes.

Na opinião do secretário da Segurança e Defesa Social, Gustavo Gominho, a criação do núcleo é uma ação que tem como objetivo tentar reduzir as mortes de crianças e jovens e terá o esforço conjunto de todos os órgãos envolvidos.

O objetivo da comissão é integrar políticas setoriais para a construção de uma agenda comum de trabalho, entre Governos, sociedade civil e organismos internacionais, visando o desenvolvimento de ações de prevenção e atendimento a crianças e adolescentes ameaçados de morte e seus familiares.

A edição da medida foi sugerida pela Comissão Permanente do Núcleo Federal do Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), que se reuniu na semana passada, na sede da Promotoria da Infância e Juventude de João Pessoa.

A Comissão será composta por representantes, titular e suplente, dos seguintes órgãos: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, que a coordenará; Secretaria de Estado da Saúde; Secretaria de Estado da Educação e Cultura; Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social; Ministério Público do Estado; Poder Judiciário do Estado; Defensoria Pública do Estado; Fórum DCA; Rede Margarida Pró Criança e Adolescente; Federação das Associações de Municípios da Paraíba; e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A comissão deverá promover, entre outras, a intersetorialidade como estratégia para o enfrentamento à violência letal contra crianças e adolescentes; integrar as Políticas Sociais Básicas, consolidando redes de atenção às crianças, adolescentes ameaçados de morte e seus familiares; fortalecer os Conselhos enquanto instâncias privilegiadas na formulação de políticas, programas e ações dirigidas ao atendimento para a promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao enfrentamento da violência letal contra o público infanto-juvenil.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco