CRA-PB prestigia primeira assembleia conjunta de presidentes da autarquia em 2019

O presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), Geraldo Rosa, está em Brasília, onde participa da 1ª Assembleia Conjunta de Presidentes da autarquia em 2019. O evento teve início nesta quinta (14) e segue nesta sexta (15), no Centro de Eventos do Edifício Parque da Cidade Corporate.

Também representando a Paraíba está o conselheiro federal Marcos Kallebe.

A pauta dos trabalhos está sob a coordenação do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, que fez a abertura da assembleia e submeteu à apreciação de todos os presentes a ata da 3ª Assembleia de Presidentes, realizada nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018, em Vitória (ES).

Na extensa pauta da 1ª Assembleia Conjunta de Presidentes em 2019, constam temas variados. Para o primeiro dia, a previsão era de uma palestra com o ouvidor da Controladoria-Geral da União; a assinatura do convênio com a Poupex; apresentação do calendário de reuniões e eventos para 2019 e a apresentação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), além de informações sobre a resolução que diz respeito à conciliação de débitos e a Instituição de programa de recuperação de créditos.

Outra proposta em debate diz respeito à recuperação de créditos por meio de concessão de desconto nos juros e multas, para pagamento da anuidade em atraso, o que implica no aumento das receitas. A pauta ainda apresenta sugestão de Projeto de Lei para criação de Diário Eletrônico do CFA e dos CRAs; adequação do Plano de Contas proposto ao Ofício 224/2018 (CFA), em conformidade com o Plano de Conta Aplicado ao Setor Público; a revisão dos procedimentos de cobrança; revisão do Cadastro Nacional de Administrador Perito Judicial e Extrajudicial e Administrador judicial do sistema CFA-CRAs; apresentação da Previdência Privada; e alteração dos itens do Regulamento do Processo Ético Disciplinar dos Profissionais.

Outros temas em debate: disponibilização do serviço BIGDATA para o CRA-MG; atualização da base cadastral; proposta do CRAs e do CFA para a Reforma Administrativa do Governo Federal; e definição do calendário de eventos, como os encontros regionais de administração, encontro de mulheres (regionais e nacional) e missões Internacionais, bem como a definição da agenda para a próxima Assembleia de Presidentes, nos dias 4 e 5 de julho deste ano. A 1ª Assembleia Conjunta de Presidentes teve a participação dos Conselhos Regionais e debateu propostas apresentadas por vários Estados.

Comentários