Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CRA-PB, desde 1986

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Neste recente 21 de novembro quem aniversariou, e com este nome CRA-PB (Conselho Regional de Administração da Paraíba), foi essa autarquia federal, de natureza especial, que tem como finalidade a promoção e defesa do espaço profissional dos Administradores.

Nesse dia (21 de novembro), lá no ano de 1986, eu já me encontrava devidamente registrado como Administrador profissional, mas a “carteirinha” dessa identificação para o trabalho no campo da administração era, antes, emitida pelo CRA sediado na cidade do Recife/PE, especificado como da 4ª Região, abrangendo os estados de Pernambuco (obviamente), Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. E, claro, pra concessão/emissão dessa “carteirinha”, era exigível, por força da lei que regulamentou a profissão em 1965, graduação em administração, que eu concluíra em 1977 na UFPB. O que era “desgastante”, “irritante” ou mesmo “humilhante” era a dependência a que os paraibanos estávamos submetidos – sobretudo em uma época em que a comunicação não ocorria com a instantaneidade de hoje – naquele “tudo depender” do Recife!…

Como cada época e cada segmento tem seus heróis ou defensores empenhados naquilo que acreditam e querem fazer valer na visão de bem social, naquele tempo entre os administradores profissionais paraibanos haviam quatro nomes pra “levantar a bandeira” em prol da instalação de um CRA para e em solo da Paraíba, ou seja, um CRA com sede aqui mesmo – no caso, na capital do Estado (João Pessoa).

Esses quatro nomes, sempre unidos e dedicados a essa causa, são os dos administradores Lúcio Mariano Albuquerque Melo, Wallace Mendes de Carvalho, Solânea Cavalcanti de Menezes e José Silva Perruci. E conseguiram que o Conselho  Federal de Administração (sediado em Brasília), na data de 21 de novembro  de 1986, aprovasse Resolução Normativa estabelecendo a instalação do CRA-PB (Conselho Regional de Administração da Paraíba), então especificado como “CRA 16ª Região”.

O CRA-PB acaba de completar, portanto, 35 anos de atividades. Honra-me já ter sido seu presidente: a primeira vez nos exercícios 1991/1992; depois em 2001/2003. Porém, mais me entusiasma e me impulsa em relação ao CRA-PB é este reconhecimento aos dois ex-presidentes mais notáveis do referido órgão: Lúcio Mariano Albuquerque Melo e Wallace Mendes de Carvalho, porquanto terem sido os mais entusiastas semeadores dessa instituição, além de haverem realizado o trabalho de estruturação.

Não posso deixar de fazer dois outros registros: – o primeiro corresponde à sintonia prevalecente entre os membros de seu colegiado, de tal forma que, por exemplo, Wallace Mendes foi vice-presidente enquanto Lúcio Mariano era o presidente; em seguida, com o apoio deste, Wallace exerceu a presidência; como presidente, Wallace Mendes teve a mim como seu vice; com seu apoio fui eleito presidente; meu vice-presidente foi Anchieta Bernardino; obviamente também com meu apoio, Anchieta foi eleito presidente. Mais recentemente a presidência  do CRA-PB esteve sob a direção de Geraldo Rosa, cuja eficientíssima gestão teve César Emanoel Barbosa de Lima como um dos seus principais colaboradores; agora, com o apoio de Geraldo  Rosa, é César Emanoel o presidente.

Os administradores sabemos que o êxito de uma gestão está, também, na sintonia prevalecente entre os componentes da equipe.

Cumpre, pois, por tudo quanto aqui já foi exposto, todos darmos vivas e vivas para o CRA-PB por estes seus 35 anos de atividades, promovendo e defendendo os Administradores profissionais!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa