Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CRA-PB adere à assinatura eletrônica e digitaliza 30 anos de documentos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) está em fase de digitalização do acervo documental, com 30 anos de história e deve concluir esse processo em março de 2020. A expectativa de término dos trabalhos foi dada pela gerente da entidade, Cleide da Silva Marinho. Segundo ela, devido à instalação do SIFA (Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento), todos os documentos do órgão precisam do modo de assinatura eletrônica.

Cleide lembra que, quando foi fazer o registro, recentemente, da ata de posse da nova diretoria no Cartório Toscano de Brito foi informada de que era a primeira vez que se registrava uma ata com assinatura eletrônica.

Validação inédita

“O documento foi apresentado ao cartório com a mensagem de assinatura eletrônica e com o código de validação, verificado através do escaneamento do QRCode, quando foi comprovada a autenticidade da assinatura e procedido o registro, como se original fosse. Não tinha ainda surgido no cartório documentos com validação através do QRCode, como a ata do CRA-PB”, afirmou o tabelião substituto Vinícius Toscano de Brito.

“Por conta do SIFA, nós podemos pegar a assinatura de qualquer pessoa, seja ela registrada, fornecedora ou funcionária, sem a necessidade da presença física das mesmas”, acrescentou Cleide. A pessoa, segundo ela, recebe a assinatura por e-mail e assina, agilizando o processo “e nos devolvendo de imediato”.

Antes, lembra, era necessária cópia do documento assinado, com reconhecimento de firma, o que dificultava e atrasava o procedimento do registro no cartório porque nem sempre a pessoa que iria assinar o documento era de fácil acesso. Ela disse que levou apenas um documento em PDF e o cartório reconheceu.

Processos 100% digitais

Cleide afirmou que, hoje, todos os processos do CRA-PB são 100% digitais. “Não temos mais processos físicos desde 2018. Isso nos dá mais segurança e libera os espaços físicos, além de economizar nos gastos com o papel e na preservação das florestas.”

Ela lamentou que alguns processos tenham se perdido pelas intempéries do tempo, corroídos por traças ou cupim. “Com a digitalização, isso tudo acabou e permitiu a preservação da história e da memória do CRA-PB”. Desde 2017, os processos são todos digitalizados. Já a digitalização do acervo teve início no ano passado.”

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

renancrea1

Inovação: Crea-PB lança Hackaton com R$ 5 mil em premiações

51870483223-d4a44c029e-h-1536x1024 (1)

CCJ do Senado aprova PEC dos quinquênios

chatgpt

Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores

basedosamu

Assinada Ordem de Serviço para a construção de Base Descentralizada do Samu em Cabedelo

image

Lei de Lagoa Seca que proibia taxa de religação de luz e água é inconstitucional

15cb227d-9724-47ff-a3e9-040d5893da76

Terezinha e Mônica recebem apoio de 2º colocado na eleição para Reitor em 2020

Roberto Souza

Adriano Galdino referenda convocação do secretário de Educação Roberto Souza: “Não é um convite”

Polícia civil da paraíba

Presa mulher investigada por furto que causou prejuízo de mais de R$ 7 mil à vítima

Terezinha e Mônica

Terezinha e Mônica pedem mais segurança na UFPB, plano diretor e retomada de obras inacabadas

Ruy Carneiro 8,1

Ruy defende construção de novas creches e ampliação de vagas em João Pessoa