Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CPT da Arquidiocese da Paraíba doa 18 toneladas de alimentos a famílias carentes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“Em tempos de pandemia o gesto mais bonito é a solidariedade”. Na semana que antecede o Natal e Ano Novo, a CPT – Comissão Pastoral da Terra da Arquidiocese da Paraíba doou a famílias carentes aproximadamente 18 toneladas de alimentos, frutos da terra dos camponeses, no trabalho da agricultora familiar em agroecologia.

A ação foi uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra Regional Nordeste 2 em parceria com as entidades estrangeiras MISEREOR e JKLB motivados pela campanha “Repartir a terra, partilhar o pão” preocupados com as consequências da pandemia da COVID 19, em que os pobres são os mais afetados pelo desemprego, a falta de políticas públicas e desqualificação, passam muita necessidades principalmente a falta de alimentos.

Os camponeses e camponesas organizados (as) em OCS’s _ Organizações de Controle Social: ECOSUL, ECOCAP, ACOVARZEA, ASSOCIAÇÃO DOS ORGANICOS, GRUPOS DE MULHERES entre outros, repassaram por preços justos parte de sua produção para serem doadas aproximadamente a mais de 1.300 famílias. Os produtos doados foram batata doce, macaxeira, milho verde, bolo, farinha de mandioca, inhame, feijão verde, doces, goma de mandioca, mel de abelha, coentro, alface, couve, tomate, cebola, cenoura, beterraba, banana, manga, maracujá, jaca, acerola, jerimum, polpas de frutas, ovos de galinha de capoeira, mamão, limão, laranja, jambo, multimistura, coco seco e entre outros.

Os alimentos foram doados na Associação Frei Gregório em Cabedelo – PB, Pastoral da Criança de Curral de Cima – PB e Jacaraú – PB, Escola São Tiago no Bairro dos Novais, Comunidade Renascer e Saturnino de Brito em João Pessoa – PB, Comunidade Francisco Cunha em Cruz do Espirito Santo – PB, Associação Comunitária Nova Vida e Comunidade Barra de Antas em Sapé – PB, Associação ACVIDA de Mata Redonda em Alhandra, Bairro Brejinho em Itabaiana – PB, e Associação de Mulheres Feministas de Juarez Távora – PB.

“Só sendo coisa de Deus. Nós não tínhamos o que comer para estes dias do Natal. Muito obrigado, gente” agradeceu Dona Maria, da Comunidade Saturnino de Brito. O ano de 2020 foi cheio de desafios especialmente no que diz respeito ao enfrentamento ao Covid 19, mesmo assim a Comissão Pastoral da Terra esteve motivando diversas ações solidárias, entre os camponeses. “Assim nossa missão pastoral tem um sentido importante, o serviço, como ensinou Jesus, seguimos a missão de Cristo para os mais pobres. É o sentido do Natal, o menino luz que nasceu no meio dos pobres e dos excluídos da sociedade. Levar um pouco de comida aos excluídos da sociedade de hoje, é servir ao próprio Cristo que fez pobre e habitou entre os pobres”, afirmou João Muniz, agente pastoral.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada