Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CPMI das Fake News quer ouvir Joice e Waldir sobre campanha de Bolsonaro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A CPMI das Fake News deve convidar integrantes do PSL que entraram em atrito com o governo de Jair Bolsonaro nos últimos dias para prestar esclarecimentos sobre a campanha presidencial do ano passado. Já há requerimentos pedindo que Joice Hasselmann e Delegado Waldir sejam ouvidos pelos parlamentares que investigam e devem sugerir punições para os responsáveis pela divulgação de fake news. Os convites devem ser votados nesta quarta-feira (23).

“Já há requerimento convidando esses parlamentares. Esperamos que na próxima sessão o plenário delibere e, se deliberar aprovando a convocação ou o convite deles, eles serão ouvidos na CPI”, contou o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), o senador Angelo Coronel (PSD-BA), lembrando que a próxima sessão da CPMI das Fake News já está marcada para as 12h desta quarta-feira (23).

Os requerimentos que pedem que a ex-líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann, e o ex-líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir, sejam convidados a prestar depoimento sobre a campanha realizada pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado foram apresentados pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) e se baseiam nos depoimentos dados pelos parlamentares em meio à crise que dividiu o PSL entre bivaristas e bolsonaristas. Waldir, por exemplo, foi gravado dizendo que iria implodir o presidente Bolsonaro. Já Joice disse que sabe o que os aliados de Bolsonaro “fizeram no verão passado” e que não tem “medo da milícia, nem de robôs”.

“A deputada federal Joice Hasselman pode ajudar nas investigações sobre milícias digitais, uma vez que ela publicou em suas redes sociais: ‘não tenho medo da milícia, nem de robôs’, na sexta-feira passada, dia 18 de outubro, como resposta a uma publicação do filho 03 do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro. E afirmou ainda: ‘Não se esqueçam que eu sei quem vocês são e o que fizeram no verão passado'”, defendeu Carvalho.

Angelo Coronel confirmou que esses deputados podem contribuir com o trabalho da CPMI das Fake News, principalmente no que diz respeito às eleições passadas. “Eles já estão alardeando que o governo Bolsonaro se utilizou de um bunker e pessoas escoladas para cometer fake news. Estão alardeando antes mesmo de serem chamados pela CPMI. Então, espero que venham aqui e mantenham o que estão alardeando na mídia”, provocou o presidente da CPMI.

O convite de Joice Hasselmann e do Delegado Waldir não são os únicos requerimentos a serem votados pela CPMI das Fake News nesta quarta-feira. Segundo o senador Angelo Coronel, já mais de 100 requerimentos aguardando votação no colegiado. Um deles também convida o ex-ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, a prestar depoimento sobre as estratégias digitais de campanha de Jair Bolsonaro. Em entrevista ao Congresso em Foco, Santo Cruz falou de uma “milícia digital” e de uma “gangue digital bolsonarista”.

Os pedidos, porém, devem sofrer resistência dos parlamentares ligados ao governo, que têm tentado obstruir o trabalho da CPMI das Fake News, sobretudo porque alguns dos deputados bolsonaristas que haviam sido suspensos das suas atividades parlamentares conseguiram retomar essas atividades, inclusive a participação em comissões como esta.

 

 

 

Congresso em Foco

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio