Couto quer aprovação da PEC que inclui direito humano à alimentação

O deputado Luiz Couto (PT-PB) solicitou a realização de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) para debater a PEC 047/2003 (Proposta de Emenda Constitucional), que inclui o direito humano à alimentação adequada e saudável na Constituição Federal.

Após explicar que a propositura foi assinada em conjunto com o deputado Pedro Wilson (PT/GO), Couto informou que a CDHM, presidida por ele, recebeu convite do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para que se some à campanha nacional em prol da aprovação da PEC 047.

“Portanto, a audiência, com data sugerida para o próximo dia 13, é parte dessa mobilização que envolve diversos setores sociais e tem o objetivo de criar condições políticas para que a proposta seja aprovada até 16 de outubro de 2009 – Dia Internacional da Alimentação”, ressaltou Luiz Couto.

Segundo o deputado paraibano, a garantia do direito humano à alimentação está expressa em tratados internacionais reconhecidos pelo governo brasileiro, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, de 1966, e a Cúpula Mundial de Alimentação, de 1996, onde os chefes de Estado reafirmaram “o direito de toda a pessoa a ter acesso a alimentos seguros e nutritivos, em consonância com o direito à alimentação adequada e com o direito fundamental de toda pessoa de estar livre da fome”.

“Embora reconhecido por meio de instrumentos internacionais, ainda é recente a cultura de afirmação do direito humano à alimentação como um dos direitos fundamentais. Garanti-lo na Constituição Federal é um passo de importância estratégica, pois estimulará novas políticas públicas de segurança alimentar, além de fortalecer as que já se encontram em andamento, inclusive assegurando sua continuidade”, afirmou Luiz Couto.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.