Couto elogia iniciativa do Vasco para reprimir assédio a mulheres em estádios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, o deputado federal Luiz Couto (PT) elogiou a iniciativa do Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de janeiro, que criou uma ouvidoria para facilitar os encaminhamentos de denúncias e discutir a violação dos direitos humanos no ambiente esportivo. Também chamaram a atenção da agremiação os recentes casos de assédio a repórteres e torcedoras durante a Copa do Mundo na Rússia.

“Quero elogiar o trabalho que o Vasco da Gama vem desenvolvendo. O assédio sexual e moral no ambiente de trabalho são crimes e podem render pena de até dois anos de prisão, além de uma indenização à vítima. Os limites entre uma “cantada” e um ato de assédio são delicados e merecem nossa atenção. Parabenizo a segunda vice-presidente geral do Clube de Regatas Vasco da Gama, Sonia Andrade, pelas diversas ações sociais e campanhas educativas para conscientizar sócios, torcedores, e todos que vão aos estádios, a favor da presença e maior participação das mulheres nesses locais, contra o assédio sexual e moral no ambiente esportivo de modo geral”, destacou Couto.

Entre as medidas adotadas pelo clube também está a realização de oficinas de conscientização sobre a pratica de atos de violência e assédio cometidos contra mulheres e crianças no ambiente do clube.

“É uma mudança de paradigma. Tenho visto o quanto é importante fortalecer o papel da mulher no esporte, mostrando que podemos sim ocupar os mais diversos cargos. O meu maior desejo é deixar um legado e esta reunião faz parte disso. É uma forma de mostrar aos outros que as mulheres estão sim em todos os espaços e merecem ser respeitadas” afirma Sônia Andrade.

O movimento surgiu da insatisfação com a atual situação de assédio e violência contra as mulheres nas arquibancadas e de diversos setores do esporte. Recentes casos de perseguição insistente e ofensiva em jogos do clube reforçaram a iniciativa.

Entre eles, o que aconteceu com a repórter Bruna Deltry, do Esporte Interativo. Durante a cobertura de uma partida no estádio do Vasco em São Januário, foi assediada com um beijo na boca por um torcedor enquanto fazia a cobertura pré-jogo.

Já a assessora de imprensa do clube, Sarah Borborema, foi agredida com palavrões enquanto trabalhava durante uma partida entre Vasco e Fluminense, no estádio das Laranjeiras. O caso de Sarah reforça a estatística de profissionais mulheres que sofrem com o machismo e o preconceito.

O clube Vasco da Gama foi fundado em 21 de agosto de 1898. Entre os fatos marcantes da história da instituição, está o ato publicado em 1924, pelo então presidente da agremiação, José Augusto Prestes, que não permitiu que o clube excluísse dos seus quadros atletas negros e os de origem humilde.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

ramoncosta

Cantor ridiculariza Coxixola e recebe repúdio da prefeitura e da Famup

Trauma de João Pessoa, jpeg

Acidente com caminhão de coleta de lixo deixa motorista ferido em Conde

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 620 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

siria FOTO Pixabay

Após 13 anos de guerra civil, rebeldes derrubam regime de Bashar al-Assad na Síria

Marielle Franco

Caso Marielle: Ministério Público recorre para aumentar penas de Ronnie e Élcio

igreja FOTO Pixabay

Campina Grande celebra padroeira Nossa Senhora da Conceição com missas e procissão

iemanja-praça-joao-pessoa-imagem-restaurada

Festa de Iemanjá acontece neste domingo em João Pessoa, na Praia de Tambaú

estrada FOTO Pixabay

Motociclista morre em queda de moto próximo ao acesso ao aeroporto, em Bayeux

bicicleta FOTO Pixabay

Ciclista morre atropelado por carro na BR-230, em Sousa

mega sena FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Paraíba tem 28 apostas ganhadoras na Mega-Sena desse sábado