O deputado federal Luiz Couto fez esta semana um discurso em defesa das crianças e adolescentes na tribuna da Câmara Federal. O parlamentar enfatizou a importância da passagem do dia 18 de maio, por se tratar de um dia para lembrar do combate ao abuso, a exploração sexual contra crianças e adolescentes.
O deputado afirma que defender as crianças e adolescentes do abuso e da violência sexual é tarefa de todos nós.
Denunciar é proteger, diz, Luiz Couto. No discurso abaixo, ele detalha os traumas que o crime de exploração e abuso sexual deixam marcas para sempre na vida das crianças que sofrem tais abusos.
“É importante registrar que dia 18 de maio celebramos uma data de extrema importância para o nosso país: o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta é uma ocasião para refletirmos, unirmos forças e agirmos contra um dos crimes mais atrozes que afligem a nossa sociedade.
A exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes são violações gravíssimas dos direitos humanos. Eles deixam marcas profundas e permanentes nas vítimas, comprometendo seu desenvolvimento físico, emocional e psicológico. É inaceitável que, em pleno século XXI, ainda enfrentemos uma realidade onde crianças e adolescentes são submetidos a tais abusos.
Este dia é um chamado à ação. Precisamos nos conscientizar de que a proteção de nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos nós. Famílias, escolas, comunidades, organizações não-governamentais e governos devem trabalhar em conjunto para prevenir e combater esses crimes. A denúncia é uma das principais armas que temos contra os abusadores. Não podemos nos calar diante de qualquer suspeita. Denunciar é proteger.
Além disso, devemos investir na educação e na conscientização. É fundamental que crianças e adolescentes conheçam seus direitos e saibam identificar situações de risco. Pais e educadores precisam estar atentos e preparados para dialogar sobre esse tema delicado, oferecendo apoio e orientação.
O Governo Federal, por meio de suas políticas públicas, tem fortalecido os mecanismos de prevenção, acolhimento e atendimento às vítimas. Nosso governo tem se esforçado para garantir que a rede de proteção funcione de maneira eficaz e que os responsáveis por esses crimes sejam devidamente punidos.
Aproveito para lembrar a todos do Disque 100, um canal de denúncia anônima que deve ser utilizado sempre que houver qualquer suspeita de abuso ou exploração sexual. Precisamos fazer com que essa ferramenta seja amplamente conhecida e utilizada.
Hoje, mais do que nunca, reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Juntos, podemos construir um futuro onde nenhuma criança precise viver com medo, onde o respeito e a dignidade sejam garantidos a todos desde a mais tenra idade.
Vamos fazer deste mês um marco na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A mudança começa com a nossa atitude. Protejamos nossas crianças. Garantamos um futuro seguro e justo para elas”.