Couto defende apoio à Marcha dos Usuários de Serviços de Saúde Mental

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), deputado Luiz Couto (PT-PB), formalizou pedido à Mesa Diretora da Câmara Federal para que seja realizada audiência pública, no dia 30 deste mês, em apoio à Marcha dos Usuários de Serviços de Saúde Mental a Brasília – Por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial.

Na solicitação, que também foi assinada pelo deputado Pedro Wilson (PT-GO), Couto explicou que a marcha, uma iniciativa da RENILA (Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial), vai acontecer num momento em que forças contrárias à Reforma Psiquiátrica Brasileira promovem uma campanha para frear o Sistema Único de Saúde (SUS) e as conquistas da Luta Antimanicomial, “motivo pelo qual o Parlamento não deve ficar de fora”.

“Formada por organizações com credibilidade e trajetória de atuação democrática, a RENILA tem identificado a difusão, de forma sistemática, pelos meios de comunicação, de matérias que têm como fonte supostos ‘doutores na matéria’, que apresentam casos mal sucedidos como se fossem regra”, relatou Luiz Couto.

Segundo o parlamentar, essas fontes tentam fragilizar o trabalho desenvolvido e influenciar negativamente a opinião pública contra os avanços da Reforma Psiquiátrica. “Nessas matérias, a voz do usuário nunca aparece, pois as entidades representativas não são procuradas e suas opiniões não são consideradas”, afirmou.

O presidente da CDHM disse que na audiência pública também acontecerá o lançamento do ‘livro Damião Ximenes – Primeira condenação do Brasil na corte Interamericana de Direitos Humanos’, de autoria da professora Nadine Borges.

“Os usuários dos Serviços de Saúde Mental, que durante anos foram vítimas do abandono e da violência das internações psiquiátricas em hospitais asilares ou modernizados, exigem que suas opiniões sejam levadas em consideração”, defendeu Luiz Couto.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.