A 4ª edição do Corporate Venture in Brasil, fórum internacional organizado pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vai acontecer nos dias 2 e 3 de outubro, em São Paulo. O objetivo do evento é “conectar corporações e investidores brasileiros e estrangeiros para compartilhar melhores práticas de empreendedorismo corporativo, no contexto do ambiente de investimentos e inovação”. A ideia é facilitar e estimular investimentos, apresentar aos dirigentes de empresas e investidores, informações estratégicas e atualizadas sobre investimentos em venture capital (capital de risco) no Brasil. Segundo dirigentes da Apex-Brasil, este ano, o encontro debaterá programas e iniciativas nas áreas de ConstruTech, Saúde, Energia e Agritech. Mais informações no site https://cvinbrasil.splashthat.com/
Mulheres na Exportação
Também em São Paulo, nos dias 23 e 24 de outubro, acontecerá a “Rodada de Negócios Mulheres na Exportação”. Promovida pela Apex-Brasil em parceria com a CNA – Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, a rodada de negócios é um dos eventos que acontecem dentro do “CNMA. – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio 2018”. Segundo os organizadores, a “ideia é ampliar a participação de empresarias no mercado internacional, gerando oportunidades de negócios para seus produtos no exterior, através de contatos com empresas exportadoras brasileiras e compradores internacionais”. As inscrições vão até o dia 10 de setembro. Mais informações podem ser obtidas enviando e-mail para: [email protected].br
Em testes
Visando aumentar o faturamento sem reajustar os valores das mensalidades para os clientes, a “Netflix” (serviço de streaming que permite ver uma variedade de séries de televisão, filmes e documentários através de dispositivos conectados a Internet) começou a testar colocação de comerciais nos intervalos de séries, em determinados países e com um grupo de usuários selecionados. Nesta fase de testes, os anúncios veiculados são relacionados com a Netflix e não de produtos e serviços de outras empresas. Após os testes, será tomada a decisão de incluir ou não, comerciais nos filmes e series constantes do catalogo da Netflix. Aparentemente, a reação inicial do grupo de clientes que estão “testando” não foi das melhores.
Calçados e e-commerce
O “Brazilian Footwear” (www.brazilianfootwear.com.br) programa de incentivo às exportações da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) que tem o objetivo de aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados conseguiu uma ótima oportunidade para os fabricantes brasileiros. Graças ao trabalho desenvolvido pelo “Brazilian Footwear”, uma das maiores empresas de comércio eletrônico (e-commerce) dos Estados Unidos, dona do site “Revolve.com”, fechou um contrato inicial no valor de US$ 400 mil (aproximadamente, R$ 1,6 milhões) para compra de sapatos femininos de um grupo de pequenos fabricantes brasileiros. Este “contrato piloto” deve ser seguido por outros nos próximos meses. Vale salientar que, o mercado de caçados dos Estados Unidos é o segundo maior do mundo, com mais de dois bilhões de pares consumidos anualmente.