Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Corpo de Maranhão chega hoje à tarde e será recebido com honras militares

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

O corpo do senador José Maranhão será recebido na tarde desta terça-feira (9) com honras militares na Paraíba. O caixão será recepcionado no aeroporto Castro Pinto e será conduzido em marcha fúnebre por cadetes da Academia da Polícia Militar do Cabo Branco, segundo informou ao ParlamentoPB a assessoria da PM . No trajeto até o carro que conduzirá o corpo, ele receberá à continência acompanhada por um toque executado pela Banda de Música da PM.

O carro que levará o corpo terá a presença de batedores de escolta do Batalhão Especializado em Policiamento com Motocicletas. O sepultamento, que acontecerá em Araruna, contará com toque de silêncio, salva de tiros e demais honras previstas.

Maranhão morreu na noite de ontem (8), Aos 87 anos, em São Paulo.

Maranhão estava internado em São Paulo se tratando de complicações provocadas pelo novo coronavírus. Ele passou cerca de 70 dias internado, inicialmente no Hospital da Unimed, em João Pessoa e depois no Hospital Vila Nova Star, na capital paulista, por causa da Covid-19. A doença gerou sérias consequências respiratórias que acabaram exaurindo as forças de um dos mais longevos e conhecidos políticos da Paraíba.

José Targino Maranhão nasceu no dia 6 de setembro de 1933. Graduou-se em Direito pela UFPB. Casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra, deixa três filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e dois netos (José Neto e Maria de Fátima).

O senador José Maranhão foi eleito para o segundo mandato no Senado Federal em 2014. Já havia sido senador, governador da Paraíba por três vezes, vice-governador, deputado Constituinte, deputado federal e deputado estadual. Iniciou sua carreira política em 1955 na Assembléia Legislativa da Paraíba. Teve os direitos políticos cassados pelo regime militar, mas voltou à atividade parlamentar com a redemocratização do País. Político com forte apreço popular na Paraíba, tornou-se conhecido pela alcunha de “Mestre de Obras” ao dar prioridade à construção de açudes e adutoras para levar água aos sertanejos e populações carentes de infraestrutura hídrica e projetos sociais. Orgulhava-se de ter trabalhado para levar água às torneiras de milhares de lares paraibanos e de ter sido “pioneiro da transposição” na Paraíba, antevendo e preparando o Estado para receber as águas do São Francisco.

Filiado ao MDB desde 1967, José Maranhão era um dos quadros mais fiéis e perseverantes no Partido, defensor da fidelidade partidária, da independência entre os Poderes republicanos e da política como meio fundamental de conciliação e entendimento democrático.

Era também piloto e nutria grande paixão pela aviação. Foi relator no Congresso Nacional do atual Código Brasileiro de Aeronáutica e dedicou-se nos últimos anos à reforma e elaboração do Novo Código, ainda aguardando votação. No Senado, foi presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania no biênio 2015/16.

José Maranhão licenciou-se do Senado Federal no dia 12 de janeiro. Em sua vaga, tomou posse a primeira suplente, senadora Nilda Gondim, também do MDB.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais