Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

‘Coração do boxe no Brasil’, Bahia coloca dois pugilistas na final das Olimpíadas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Da mesma terra de onde veio Robson Conceição, o primeiro ouro olímpico do boxe brasileiro, vem Beatriz Ferreira, favorita para a posição mais alta do pódio nas Olimpíadas de Tóquio, e também Hebert Conceição, outro baiano que buscará a medalha dourada na final dos Jogos.

Na madrugada desta quinta-feira (5), ambos garantiram vaga na decisão do boxe olímpico. Bia superou a finlandesa Mira Potkonen nas semifinais da categoria até 60 kg. Já Herbert venceu o russo Gleb Bakshi na categoria até 75 kg para confirmar um lugar na final.

“Tamo junto, Salvador! Bahia!”, celebrou o pugilista após vencer seu combate com Bakshi.

A Bahia deu ao país mais da metade dos convocados da modalidade para os últimos quatro Jogos Olímpicos –Rio-2016, Londres-2012, Pequim-2008 e Atenas-2004. Dois desses atletas garantiram medalha: Robson, ouro no Rio, e Adriana Araújo, bronze em Londres.

Nesta edição dos Jogos, foram três representantes do estado na seleção titular. Além de Bia e Hebert, ambos de Salvador, Keno Marley (de Sapeaçu, no interior) também integrou a delegação em Tóquio.

Completam a “seleção baiana” dois dos sparrings, Isaías Filho e Joel Silva, e um treinador, Amônio Lima.

“A Bahia é, para mim, o coração do boxe no Brasil”, afirma o ex-campeão mundial Luiz Dórea, fundador da Academia Champions e treinador de Hebert. Ele acredita que os baianos têm uma aptidão às artes marciais e que, por isso, o boxe eleva o nome do estado nos Jogos.

A Champions, localizada no bairro de Cidade Nova, na capital, é a principal formadora dessa trupe.

Comandada por Dórea, a academia funciona também como projeto social e já atendeu mais de 8.000 crianças em 31 anos de atividade. Foi de lá, inclusive, que saiu Hebert.

“Hebert foi para a Champions com 15 anos e hoje é uma das nossas grandes revelações do boxe. Quando ele nos procurou, na verdade, tinha um sonho de lutar MMA. Eu falei que era para ele primeiro se especializar no boxe e só depois, quando ficasse maior de idade, decidir se iria para o MMA ou não”, conta Dórea à Folha.

O ex-pugilista também treinou Raimundo Oliveira, o Sergipe, pai e treinador de Bia Ferreira. Cria da Champions, ele se mudou para Juiz de Fora (MG), onde a filha cresceu e se tornou uma das melhores lutadoras do mundo.

“Sergipe treinava comigo e Bia ia para a Champions acompanhar o pai. Ele sempre treinou ela, sempre cuidou. Quando o pai partia para treinar, ela, pequenininha, ia junto, ficava batendo no saco, acompanhando o pai”, diz Dórea.

O ex-campeão mundial é considerado um Midas por revelar boxeadores olímpicos. O primeiro deles foi Joílson Santana, ex-parceiro de treino que disputou os Jogos de Seul, em 1988. O fundador da Champions ainda burilou o time olímpico nos Jogos de Atenas e Pequim.

O estado também se destaca no boxe profissional. Robson Conceição anunciou na última terça-feira (20) que vai disputar o título mundial do WBC (Conselho Mundial de Boxe, na sigla em inglês) contra o atual campeão, Oscar Valdez, no dia 10 de setembro, nos Estados Unidos.

Caso vença, será o terceiro baiano a conquistar um título mundial entre profissionais do ramo, ao lado de Acelino “Popó” Freitas e Valdemir “Sertão” Pereira.

Além do boxe, Dórea também treina astros do MMA. Ele trabalha há anos com os gêmeos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, de Vitória da Conquista (BA), além de Junior Cigano e Anderson Silva.

Dórea aposta que a Bahia, celeiro de lutadores e técnicos, ainda tem muito a oferecer. “A seleção brasileira tem atletas muito jovens, porém com experiência muito grande, e a gente fica muito feliz que a Bahia continua contribuindo.”

 

Folha online

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio