Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Conversei com um Bolsominion

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com vários, na verdade. Faz uns anos que adquiri esse fetiche de me aproximar dos que pensam diferente de mim. Tem sido excitante e enriquecedor. A bolha é entediante e atrofia. Por que Bolsonaro não tem dois ou três por cento das intenções de voto? Por que esse candidato, que é a antítese do que penso sobre um político ideal, figura na preferência de milhões de cidadãos, a ponto de se tornar um fenômeno eleitoral, segundo as pesquisas, e uma liderança, hasteada por uma massa de gente por onde anda? O que se passa na cabeça dessas milhões de pessoas – muitas delas com alta cultura – para fazer essa opção de voto? Minha resposta não se baseia em qualquer pesquisa ou estudo mais elaborado, mas tão somente nesse contato com parentes, amigos e colegas, seja presencialmente ou por meio das redes sociais.

O Brasil vive o momento mais polarizado de sua recente democracia pós 1988, com perspectivas de radicalização. Para quem pensava (como eu) que 2014 seria o auge, está vendo que aquilo foi apenas um ensaio. Os mais conservadores colocam o PSDB numa posição meio de esquerda, lamentando que não havia direita no Brasil. Se não havia, agora há! Comparado a Bolsonaro, FHC/Serra/Alckmin estão à esquerda mesmo… Esses últimos anos foram recheados de novidades no campo da política, fazendo surgir algo que eu, na minha ingenuidade cultural, não sabia que existia: movimentos sociais de direita. Uma militância, também aguerrida, também de rua, também de gritos, de socos e de pontapés… Também radical, intolerante, chata e alienada. Mas isso, por outro lado, enriqueceu a política brasileira, porque a ideologia foi colocada no centro das decisões eleitorais. E isso fica muito claro quando converso com essas pessoas próximas.

Anos de trabalho intensivo e organizado de lideranças conservadoras – civis, militares e eclesiásticas – revelaram para o público médio (e eu me incluo nele) uma leitura da história e do pensamento socialista, diferente do que estávamos acostumados a ver e ouvir. Um contraditório do ideário marxista (e comunista, de uma maneira geral) emerge com força no Brasil. Jovens comunicadores e carismáticos cuidam de replicar em cadeia esses conteúdos – com maior, menor ou nenhum aprofundamento – nas redes sociais… E o Brasil ficou dividido.

Penso que havia uma demanda reprimida, que encontrou perfeita ressonância nesse novo discurso. Somos “conservadores” no sentido mais literal e menos usual da palavra. Recebemos historicamente uma formação cultural/religiosa tradicional dos nossos colonizadores, nos tornando a maior nação católica do mundo, rivalizada hoje com o grupo evangélico, que é gigante, militante e mais homogêneo. Como sociedade conservadora, somos hipócritas também (o pacote só vem completo): há uma sociedade liberal paralela (quase anárquica), que goza (goza muito) e desfruta de prazeres excêntricos, sendo que por trás das coxias. “Fulano é mais discreto, que rapariga de pastor”, diz o ditado. Enfim, hipocrisias à parte e com respeito aos pastores, o meio Brasil quer “conservar” os valores tradicionais (nesse sentido, são orgulhosamente reacionários); a outra banda (dos revolucionários e progressistas) luta por mudanças profundas e opostas…

Na construção dessa rivalidade, Bolsonaro assumiu, na política, a representação maior do que chamamos de direita, da defesa e resgate da moralidade tradicional. E o fez por méritos próprios, protagonizando com indignação exuberante as tretas com os petistas e psolistas no Congresso Nacional, para reality nenhum botar defeito. Nesse jogo, que exige ousadia e criatividade, quanto menos politicamente correto, melhor, a exemplo da sádica menção ao coronel Brilhante Ustra, na noite da derrota de Dilma Rousseff na Câmara (na votação do impeachment), revidada por uma cusparada cinematográfica… A política brasileira passou a ser um entretenimento interessante, atraindo telespectadores como nunca. O Parlamento popularizou-se como as novelas; Bolsonaro, como o Sinhozinho Malta. “O mito” foi metralhando petralhas Brasil afora, tornando-se uma celebridade. Herói, anti-herói e vilão, ao mesmo tempo, de uma trama surpreendente, cujo o clímax se deu no episódio da facada, e com desfecho da primeira temporada anunciado para este mês de outubro. Você não pode perder!

Posso garantir que muitos, muitos de seus eleitores não preferem a tortura, o fascismo, a homofobia, nem o racismo, que ele, de fato, acaba estimulando com seus corriqueiros e naturais pronunciamentos fora da curva. Muitos me confessam – privativamente – que o considera infeliz nessas horas. Ocorre que esses cidadãos se convenceram que a agenda de esquerda, no campo das políticas públicas, especialmente no campo cultural e dos costumes, ameaçam esse modelo tradicional e conservador de organização social, historicamente construído. A religião assume, na minha percepção, um componente determinante nessa escolha, nessa opção de voto. Em última análise, entende-se que o PT coloca em risco o próprio cristianismo, chegando a ser explicitamente demonizado nas tribunas, nos eventos e nas redes sociais. Então, tudo o mais deve e merece ser relativizado, porque o bem maior está em jogo. Tudo menos o “satanás”. Bolsonaro seria a opção viável do momento, “é o que temos pra hoje”, relatam.

É claro que outros fatores concorrem. Dentre os principais, a violência e a corrupção. Começando pelo último, não se pode negar que foi no governo do PT, de Lula e Dilma, que se publicizou o maior escândalo de corrupção de que se tem notícia na nossa história. A quem diga que durante os governos militares se roubava mais. A quem diga que no governo do PSDB se roubava tanto quanto. Mas não se investigava com independência nos governos militares e não se denunciava com independência no governo FHC… Por outro lado, quando há investigação, denúncia, processo, ampla defesa, condenação e prisão, a coisa toma um grau de certeza e credibilidade muito maiores… Foram condenadas pessoas ligadas a outros partidos também, sabemos, mas o desgaste maior, inevitavelmente, fica com o governante e seu grupo político. Costumo dizer que 13 anos é tempo suficiente para desgastar qualquer governo, seja ele qual for. O Mensalão, a Operação Lava Jato, e outras, potencializaram e multiplicaram esse desgaste. “Tudo, menos a esquerda”.

Quanto à violência, penso que o raciocínio pode ser aplicado. Apesar de a segurança pública nas cidades ser atribuição constitucional dos governos estaduais, o comando central acaba sendo responsabilizado. E tem culpa no cartório também. Enquanto o Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído desde 1990, a lei federal do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) foi criada somente agora, no meio do ano. Houve negligência. A violência bate à nossa porta e o medo entrou na nossa casa.

Nesse contexto, nada como um evangélico conservador, varão, batizado nas águas do Rio Jordão (como Jesus), com “Messias” sobre(o)nome, e militar do Exército, para ser vocacionado a redentor. E já está sendo crucificado…

Na análise, não importa tanto a economia, e seu confesso desconhecimento a respeito; a diplomacia, e seu método rígido de negociação; a democracia, e sua relação conflituosa com grupos vulneráveis; a política, e sua impaciência com o debate e com a imprensa… Não importa. Porque agora é a vez da ideologia! Na religião e na política, na moral e nos costumes.

Espero em Deus (e nas pessoas), que o Brasil escolha a porta estreita, difícil de achar, difícil de entrar. A porta da sabedoria, da maturidade, da sobriedade, da responsabilidade, enfim, da paz… E não a da ignorância, da imprudência, da demagogia, da inconsequência, enfim, da guerra, que encontramos em tudo o que é canto, em tudo o que é lado, em tudo o que é torcida…

Por fim peço desculpas pelo tamanho do texto (não costumo ser cansativo assim) e pelo uso da expressão “bolsominion”, no título. O fiz por mero recurso de estilo e visibilidade (talvez desnecessariamente). Julgo essa uma expressão ofensiva, desrespeitosa, e que, principalmente, não retrata o perfil heterogêneo dos referidos eleitores: muitos são estúpidos e alienados, é verdade; mas muitos outros nem tanto, e outros, posso afirmar, longe disso.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio