Consulta Popular declara apoio a Ricardo Coutinho e Inácio Falcão

A Consulta Popular (CP) na Paraíba declarou em nota apoio as candidaturas de Ricardo Coutinho (PSB) e Inácio Falcão (PCdoB) para as prefeituras de João Pessoa e Campina Grande, respectivamente.

Na nota, a CP ressalta que o Brasil vivencia um momento de extrema adversidade para o campo democrático-popular, sobretudo a partir de 2016, com a deposição da então presidenta da república, Dilma Rousseff (PT). Além disso, destaca que o “o lavajatismo configurou-se como uma espécie de partido político que instrumentaliza setores do poder judiciário e do ministério público para a perseguição política às lideranças de esquerda”, apontando a prisão de Lula e seu afastamento das eleições de 2018 e fazendo paralelos com a Operação Calvário, que investiga supostos desvios praticados pelo ex-governador Ricardo Coutinho e uma equipe de auxiliares. A organização caracteriza a Operação Calvário e o bolsonarismo como inimigos principais a serem derrotados na Paraíba.

A nota destaca que “diante dos perigos desse cenário a Consulta Popular se posiciona politicamente tomando como balizas: 1. A construção da unidade das forças democráticas e populares, único caminho capaz de derrotar o fascismo, como bem ensinam as experiências históricas; 2. A aposta em novas formas de experienciar a política, com base na construção coletiva e democrática e no acúmulo dos movimentos populares, capaz de galvanizar a esperança do povo brasileiro.”

O apoio à candidatura de Ricardo Coutinho para a prefeitura da João Pessoa é justificado pela experiência do ex-governador e pela possibilidade de mobilização dos setores populares na luta contra as candidaturas que reivindicam sua filiação ao bolsonarismo.

Em relação a Inácio Falcão, a CP destaca que o candidato do PCdoB “aglutinando em torno de si alguns setores do campo democrático e popular, é a única com viabilidade eleitoral para derrotar o inimigo principal: a família Cunha Lima e seus apadrinhados políticos, hoje em aliança com o bolsonarismo”.

Em João Pessoa, a Consulta Popular apoia para vereador a candidatura coletiva Nossa Voz pelo PT, e, em Campina Grande a candidatura de Jô Oliveira pelo PCdoB.

A Consulta Popular é uma organização política fundada em 1997. Atualmente, compõe a Frente Brasil Popular, articulação de movimentos sociais e partidos políticos de esquerda que busca construir uma alternativa para a sociedade brasileira, dentre outras organizações populares.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.