Conselho Regional de Medicina da Paraíba interdita unidade de saúde de Araçagi

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente a UBSF Violeta, na zona rural do município de Araçagi. Durante a fiscalização realizada nesta quinta-feira (21) foram identificadas diversas irregularidades, como a falta de privacidade para o atendimento médico de pacientes. Com a interdição do CRM, a médica que atua na unidade de saúde fica impedida de prestar atendimento aos pacientes.
 
De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, no início deste ano o Conselho havia recebido uma denúncia de que a água utilizada nos procedimentos da unidade, inclusive os odontológicos, estava contaminada com coliformes fecais. “Realizamos uma vistoria em 5 de junho e como não havia integrantes da equipe de saúde, não podemos averiguar a denúncia. Entretanto, a fiscalização dos ambientes foi realizada e foram constatadas várias irregularidades, notadamente no consultório médico, que não foram corrigidas pelo gestor que recebeu o Relatório do CRM em 30 de junho de 2014”, explicou o Eurípedes.
 
Em uma nova vistoria, realizada nesta quinta-feira (21), além da falta de privacidade para o atendimento nos consultórios, já que as paredes são incompletas, o diretor de fiscalização verificou que no consultório médico faltavam  formulários de notificação de receitas controladas, balança antropométrica, biombo, cadeiras para acompanhantes, cestos de lixo, escada de dois degraus, lanterna clínica, negatoscópio, otoscópio e oftalmoscópio.
 
A interdição da UBSF Violeta, em Araçagi, é a primeira realizada pelo CRM-PB obedecendo a Resolução CFM n 2062/2013 e terá a duração inicial de 60 dias, prorrogáveis a critério do Pleno do CRM-PB. Pela gravidade das condições detectadas, o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM acredita que os Conselhos Regionais de Odontologia e Enfermagem também realizarão vistorias no local.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.