Conselho Eleitoral da Venezuela aprova recontagem de votos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela aceitou ampliar até 100% a auditoria dos votos contabilizados no sistema eletrônico do país, atendendo o pedido da oposição e após uma semana de tensão provocada pela vitória apertada do governista Nicolás Maduro na eleição presidencial de domingo.
 
Depois de mais de nove horas de reunião, a presidente do CNE, Tibisay Lucena, anunciou a decisão, precisando que passarão pela revisão 46% das urnas, já que 54% já foram auditadas no procedimento padrão realizado depois de cada votação.
 
Trata-se de uma vitória para o oposicionista Henrique Capriles, que anunciou no domingo que só reconheceria o triunfo de Maduro por uma diferença de menos de 1,7% dos votos se houvesse a auditoria –que ele chamou de "recontagem", termo rejeitado pelo CNE.
 
Capriles comemorou a decisão, que chamou de resultado de uma luta "heróica" e "espiritual".
 
Na Venezuela, o sistema é eletrônico como no Brasil, mas lá cada voto eletrônico gera um comprovante em papel que o eleitor deposita numa espécie de urna convencional, chamada "caixa de resguardo".
 
Ao final da votação, as atas eletrônicas podem ser cotejadas, na presença de fiscais dos partidos ou coalizões, com o resultado de urnas convencionais escolhidas por sorteio, o que é chamado de "auditoria cidadã".
 
É algo parecido a esse procedimento que agora vai ser estendido para 100% dos votos. Capriles quer que as atas, os comprovantes em papel e os cadernos de votação –a lista de quem votou em cada mesa– sejam comparados. Ele também quer que o CNE divulgue todos os eventuais problemas detectados no sistema de identificação biométrica dos eleitores.
 
IDAS E VINDAS – Na segunda, Lucena havia rejeitado a possibilidade de atender aos oposicionistas, dizendo que não havia "recontagem" na Venezuela, mas anteontem recebeu o pedido formal de Capriles.
 
Maduro, que no discurso de vitória no domingo disse aceitar a recontagem, voltou atrás no dia seguinte. Anteontem, no entanto, deixou o caminho aberto para aceitar a auditoria dizendo que estaria de acordo com qualquer decisão do CNE, cuja cúpula é de maioria de chavista.
 
Chavistas e analistas dizem que grande parte das denúncias de Capriles –menos inconsistências numéricas e mais casos de votação condicionada pelo governismo por violência ou coação de eleitores–, dificilmente seriam detectadas em uma auditoria e portanto era baixa a probabilidade de o procedimento modificar a vitória de Maduro.
 
O opositor, no entanto, disse ter certeza que os problemas seriam detectados na porcentagem a ser auditada. O processo, que será feito em ciclos de 10 dias, deverá levar um mês.
 
Em tese, o procedimento não impede a posse de Maduro, prevista para hoje. A presidente Dilma Rousseff deve estar presente na cerimônia.
 
 
 
Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 11,5 bilhões em novas obras

Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump

Anteriores

musculacao academia FOTO tv brasil

Consumo de anabolizantes sem indicação médica é prejudicial à saúde

chuva agua FOTO Pixabay__

Inmet alerta para chuvas intensas em sete municípios da Paraíba

banco central FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Banco Central anuncia primeira intervenção no câmbio em 2025

mega sena FOTO marcelo camargo agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

1737141387678aac8bbde19_1737141387_3x2_lg

Léo Batista tem tumor no pâncreas e está internado na UTI, diz hospital

campusufpb (1)

Concurso para técnico-administrativo da UFPB tem cerca de 32 mil inscritos

COVID_VACINACAO_UFPB_FOTOS_KLEIDE_TEIXEIRA_14-scaled

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 e reforça importância da vacinação

178986

Bancada ambientalista está otimista sobre Hugo Motta, diz coordenador

Fachada_TJPB_7

TJPB realiza sessão segunda-feira para escolha de novos desembargadores

waleria

Vereadora de Campina Grande quer criar hospital veterinário gratuito 24h