Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Conselho de Segurança de Campina Grande fará reuniões mensais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O Conselho Municipal de Segurança Pública realizou na manhã desta terça-feira, 28, a sua primeira reunião, contando com a presença de representantes de todos os segmentos sociais e autoridades ligadas ao setor de segurança. O novo Conselho é presidido pelo vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho, que considerou o encontro um momento histórico para a cidade, levando-se em conta a necessidade da união da sociedade objetivando o combate à violência em Campina Grande. “Trata-se de uma luta de toda a comunidade e aqui, irmanados com os nossos parceiros, estamos levantando ideias para a adoção de medidas destinadas a fazer com que a paz volte a prevalecer em nossa cidade”, afirmou.
 
Na visão de Ronaldo Filho, a primeira medida fundamental será o levantamento dos principais problemas de segurança pública na cidade, vindo em seguida a análise das questões que mais inquietam a sociedade, num processo capaz de gerar respostas adequadas à realidade local. Também haverá por parte do Conselho uma avaliação mensal dos problemas e das medidas de combate à insegurança, esperando que até o final de 2014 possa haver a diminuição dos índices de violência e criminalidade em Campina Grande.
 
 
Conforme relatou Ronaldo, da parte da Prefeitura Municipal, muitas ações serão desenvolvidas para possibilitar o combate à violência na cidade. “Estaremos, ao longo de 2014, ampliando e construindo novos espaços de lazer e de prática esportiva, sobretudo com a instalação de novas praças nas comunidades mais carentes. Além disso, a PMCG vai investir no setor de iluminação pública, pois, sem dúvida, trata-se de um fator fundamental para dar mais segurança ao cidadão, inibindo a ação de criminosos em geral”, garantiu, acrescentando que caberá ao Conselho por ele presidido fazer o acompanhamento de todas estas ações adotadas por parte do governo municipal.
 
Ponderando que a questão da violência não é problema exclusivo de Campina Grande, sendo um desafio de âmbito internacional, Ronaldo Filho considera fundamental o aporte de maiores investimentos no campo da segurança pública, a exemplo da expansão do número de câmeras de monitoramento nas principais ruas da cidade (caso do projeto da STTP); maior qualificação, expansão e compra de equipamentos para a Guarda Civil Municipal; além de ações como a permanente melhoria de setores como educação, esportes, lazer, cultura e outros que possam valorizar e contribuir para a cidadania em geral.
 
O vice-prefeito informou ainda que a primeira reunião do Conselho teve como objetivo discutir o Estatuto que vai reger o trabalho dos conselheiros de Campina Grande. Ainda foi definida uma metodologia de trabalho destinada a oferecer com o máximo de rapidez respostas às necessidades da sociedade em termos de segurança pública.
 
“Esperamos, efetivamente, que possamos, até final do ano, já oferecer importante contribuição para o advento de um novo quadro da segurança pública local, com a redução dos índices de criminalidade no Município”, afirmou, acrescentando que, nos próximos dias, o Conselho promoverá palestras e debates com importantes especialistas da área de segurança pública visando expor para a população as causas e possíveis saídas para o problema da segurança pública. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional