Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Conselho de Desenvolvimento Econômico tem lei sancionada

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assegurar o estabelecimento de diretrizes e normas para a execução da política de desenvolvimento econômico e social do Estado. Este é o objetivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, cuja lei foi sancionada pelo governador do Estado e publicada no Diário Oficial do dia 27 de maio. O órgão, composto por instituições de diversos segmentos da sociedade, vai gerir o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social da Paraíba, criado no âmbito da lei.

Com a criação do Conselho, o Governo do Estado acredita que está aberta a possibilidade de um diálogo e de uma maior proximidade com a sociedade. Sua finalidade é assessorar o governador na formulação de políticas e diretrizes públicas específicas, voltadas ao desenvolvimento econômico e social, ou seja, vai emitir opiniões sobre projetos já existentes ou a necessidade de implementação de novos projetos que viabilizem o desenvolvimento sustentável e econômico do Estado.

De acordo com a lei sancionada, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado tem o papel primordial de articulação governo/sociedade, sempre na perspectiva da colaboração mútua, decisões compartilhadas e no diálogo social que qualifica e viabiliza projetos de desenvolvimento de longo, médio e curto prazos.

Para tanto, tem como membros, além de secretários de Estado, os reitores da UFPB, UEPB, UFCG, Unipê, além de representantes do ITF-PB, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, o procurador Geral do Estado, os presidentes dos Poderes Judiciário e Legislativo, o presidente da OAB, a procuradora Geral de Justiça, o presidente da FIEP, representante de Central Sindical, o presidente da Federação do Comércio da Paraíba, Faepa, Famup, Fetag e Sebrae. Também foram convidadas como instituições observadoras o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Embrapa, representatividade do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Ibama. O presidente do Conselho é o Governador do Estado.

Fundo – O Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social da Paraíba, criado no âmbito da lei, servirá como instrumento de apoio financeiro ao desenvolvimento econômico e social do Estado, e tem por finalidade a captação e aplicação de recursos financeiros no apoio e financiamento de programas, projetos e atividades, de caráter prioritário, de interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

BPTran

Líder de facção criminosa de cidade em Pernambuco é preso na Paraíba

Sabadinho Bom, mulheres

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

Ditadura nunca mais

João Pessoa terá ‘Caminhada do Silêncio’ na 2ª feira em memória das vítimas da ditadura

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão