Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal será realizado em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

João Pessoa sediará, de 26 a 28 de setembro de 2018, no Espaço Cultural José Lins do Rego, o VI Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal, que tem como realizadores o Instituto Abolicionista Animal (IAA) e a Associación Latinoamericana de Derecho Animal (ALDA). Esta versão do evento contará com mesas-redondas, grupos de trabalho (GTs) para apresentação de artigos científicos, minicursos e pôsteres.

Nesta edição há uma especificidade: ‘O Despertar da Consciência’. Tema central do evento, objetiva, em todas as abordagens, provocar nos participantes o “start” consciencial ou ampliar a compreensão de “Respeito aos Animais”, em consonância com a concepção biocêntrica de que toda vida é importante. E o beija-flor branco foi o animal escolhido como representação simbólica do despertar dessa consciência.

A Bioética perpassa, de forma transdisciplinar, dentre outras, pelo Direito, Biologia, Medicina (humana e animal) e Filosofia, enquanto ética aplicada para a vida. Trata-se de um campo de estudo basilar para as demais áreas do conhecimento que têm como norte as condições dignas e necessárias de valoração da vida animal. Essa transdisciplinaridade compõe a programação do Mundial.

Durante o evento, no Espaço Cultural José Lins do Rego, serão utilizadas as instalações do Teatro Paulo Pontes (26 e 27/09) e a Sala Maestro José Siqueira (dia 28/09) para a realização das Mesas-redondas. Os Mezaninos receberão os trabalhos científicos em forma de pôsteres. Os Minicursos e GT’s acontecerão em salas localizadas no Mezanino 1. Está prevista ainda uma programação paralela: a exposição fotográfica ‘Ocultos’, que será instalada nos mezaninos; e a Veganart – feira vegana que acontecerá no térreo, abaixo do mezanino 1.

Programação e temas – Previamente à abertura oficial do VI Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal, teremos a Pré-Conferência de Medicina Veterinária do Coletivo, nos turnos manhã e tarde do dia 26 de setembro de 2018, no Teatro Paulo Pontes, numa realização em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB).

Os assuntos abordados durante o Congresso serão distribuídos por toda a programação (mesas-redondas, minicursos e GTs). Entre eles, estão: O uso de animais e desequilíbrio ecológico; Constituição, direitos humanos e direito animal; Educação animalista; Animais de estimação, família e direito; Diagnóstico de maus-tratos contra animais; Animais não são coisas: princípios de educação animalista; Vulnerabilidade como fundamento para os direitos animais.

Programação Paralela – Durante os dias do evento, para que a atmosfera do Espaço Cultural esteja tomada, em sua maior parte, em defesa e respeito aos direitos dos animais, os organizadores irão realizar, paralelo ao Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal, a Exposição Fotográfica ‘Ocultos’, no mezanino 1 (próximo à entrada do teatro Paulo Pontes), com o viés de conscientizar as pessoas em prol da libertação animal. A ideia é mostrar animais humanos nas condições de bilhões de animais bovinos no “corredor da morte”, prestes a irem para o abate.

Também haverá uma pequena Feira Vegana (Veganart), no térreo (abaixo do mezanino 1), com venda de produtos livres da exploração animal. Serão comercializados comida, roupas, acessórios e cosméticos que não têm componente animal na sua elaboração.

Inscrições abertas – Os interessados em participar do Mundial devem se escrever no site do Congresso no seguinte endereço: http://saudeedireitoanimalufpb.com.br/. Na página, há uma variedade de informações, inclusive, são apresentadas opções para o participante escolher entre oito minicursos que serão ofertados no turno da manhã. O turno da tarde e parte da noite serão destinados a realizações de conferências.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

1713220734661dac7e30ef1_1713220734_3x2_lg

Unimed manda cancelar plano de saúde de idosa de 102 anos

alph-ufpb (1)

Caso Alph: Ex-namorada é julgada pela morte de estudante da UFPB

Unimed JP 1

Unimed JP abre seleção para médicos atuarem em unidade de serviço domiciliar

Gervásio Maia, deputadoo

Projeto de Gervásio quer garantir fornecimento gratuito de repelentes para inscritos no CadÚnico

Vitor Hugo e Wallber Virgolino

Vitor Hugo diz que se Wallber entrar em bairro de Cabedelo será metralhado; deputado reage

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio tem ‘boa evolução’ em quadro de saúde, mas permanece na UTI

PF Operação imagem falsa

PF cumpre mandados em João Pessoa e Campina Grande contra abuso sexual infantil na internet

TRE-PB, Cenatal

Justiça Eleitoral da Paraíba amplia horário de atendimento aos eleitores

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Lula nomeia Roberto D’Horn como juiz titular do TRE-PB

Ônibus com torcedores do Souza atacado

Operação prende torcedores do Treze por ataque a ônibus da torcida do Sousa