Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Congelamento emocional

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O clima do mundo está mudando. Estamos assistindo a mutações climáticas repentinas e assustadoras. A temperatura global oscila entre extremos. Alterações profundas no planeta são esperadas. Algumas, inclusive, são sombrias.

A mudança não ocorre apenas na temperatura da Terra. Está mudando também a temperatura do coração do homem, que está esfriando cada vez mais. Em alguns casos, já é visível o processo de congelamento de muitos sentimentos necessários à vida. Aos poucos, a vida se transforma numa grande geleira e, por causa disso, construímos cabanas dentro de nós mesmos para sobrevivermos ao frio intenso nos nossos relacionamentos.

A paisagem polar da alma adquire várias faces, e espalha-se por diferentes áreas da vida. Os ventos frios da indiferença, da insensibilidade, do egoísmo e da violência não param de soprar. As baixas temperaturas da alma fazem surgir blocos de gelo no coração.

A família é a principal vítima desta queda brusca de temperatura. Antes, os lares funcionavam como lareiras, que aqueciam o coração contra a frieza e a hostilidade do mundo lá fora. Como era bom voltar para casa e aquecer a alma com abraços, sorrisos, beijos e carinho das pessoas que amamos!

Hoje, já não há mais lareiras dentro de casa! Esgotou-se o que havia de melhor e mais precioso: o calor humano; e, com ele, a segurança e o amor. Dentro de casa, muitos vivem como estranhos, sobrevivendo ao frio e ao isolamento.

A frieza e o congelamento também se espalham em muitas outras áreas vitais. Não existem mais amigos. Não acreditamos mais em ninguém. Somos apenas concorrentes nesta difícil arte de sobreviver. A mentira, a traição e a falsidade transformam os cenários sociais da existência humana numa verdadeira Antártida, o continente das geleiras.

Tudo ficou muito frio ao nosso redor. Para nos proteger, isolamo-nos e tentamos aquecer-nos com a nossa própria solidão. Grande ilusão! O nosso casaco de pele estará sempre no corpo de alguém. É a solidariedade e a afetividade que aquecem a vida.

Mais do que nunca é preciso aquecer a existência e descongelar o coração. Devemos liberar calor humano em forma de afeto, apoio, amor, atenção e de outras labaredas aquecedoras da vida. O frio é circunstância; o calor é vital.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

renancrea1

Inovação: Crea-PB lança Hackaton com R$ 5 mil em premiações

51870483223-d4a44c029e-h-1536x1024 (1)

CCJ do Senado aprova PEC dos quinquênios

chatgpt

Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores

basedosamu

Assinada Ordem de Serviço para a construção de Base Descentralizada do Samu em Cabedelo

image

Lei de Lagoa Seca que proibia taxa de religação de luz e água é inconstitucional

15cb227d-9724-47ff-a3e9-040d5893da76

Terezinha e Mônica recebem apoio de 2º colocado na eleição para Reitor em 2020

Roberto Souza

Adriano Galdino referenda convocação do secretário de Educação Roberto Souza: “Não é um convite”

Polícia civil da paraíba

Presa mulher investigada por furto que causou prejuízo de mais de R$ 7 mil à vítima

Terezinha e Mônica

Terezinha e Mônica pedem mais segurança na UFPB, plano diretor e retomada de obras inacabadas

Ruy Carneiro 8,1

Ruy defende construção de novas creches e ampliação de vagas em João Pessoa