O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) na Região Metropolitana de João Pessoa cresceu pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com o Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP). Em dezembro, o levantamento apresentou uma alta de 2,73%, atingindo 145,97 pontos, em uma escala que vai de zero (total pessimismo) a 200 (total otimismo). O resultado alcançou o maior patamar desde o início desta pesquisa, em 2007.
Em comparação com dezembro do ano passado, o índice também apresentou uma expansão anual de 6,90%. “Esta expansão na confiança do consumidor pode ser atribuída, em parte, à proximidade do Natal. Além desse fator, a maior parte dos trabalhadores receberam, em dezembro, a segunda parcela do décimo terceiro salário. Outro motivo relevante para o otimismo foi o crescimento do emprego formal e da renda real do trabalhador”, informou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.
O levantamento também mostrou que, na avaliação por sexo, tanto as mulheres (2,90%) como os homens (2,19%) estão mais confiantes. Na análise por renda, os consumidores que recebem até dois salários mínimos foram os que apresentaram uma maior elevação na confiança (4,07%). Por faixa etária, a maior alta foi registrada com as pessoas entre 18 e 25 anos (5,40%). E por escolaridade, o ICC cresceu mais entre os de nível superior completo (5,44%).
A pesquisa é composta por dois sub-indicadores: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice de Expectativa do Consumidor (IEC). Os resultados dos dois índices influenciaram positivamente o ICC em dezembro. O ICEA, que mensura o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, registrou uma alta de 2,93% no contraponto com o mês anterior. Já o IEC, que mede a confiança em relação à sua situação futura, apresentou uma expansão de 2,55%.
Metodologia – A pesquisa realizada pelo IFEP entrevistou mais de 400 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa. A coleta de dados ocorreu nos dez primeiros dias de setembro. O principal objetivo da pesquisa é identificar o sentimento dos consumidores residentes na Região Metropolitana de João Pessoa, considerando a situação econômica atual e as expectativas para a situação futura.