Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Confiança do consumidor paraibano cresce em dezembro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) na Região Metropolitana de João Pessoa cresceu pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com o Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP). Em dezembro, o levantamento apresentou uma alta de 2,73%, atingindo 145,97 pontos, em uma escala que vai de zero (total pessimismo) a 200 (total otimismo). O resultado alcançou o maior patamar desde o início desta pesquisa, em 2007.

Em comparação com dezembro do ano passado, o índice também apresentou uma expansão anual de 6,90%. “Esta expansão na confiança do consumidor pode ser atribuída, em parte, à proximidade do Natal. Além desse fator, a maior parte dos trabalhadores receberam, em dezembro, a segunda parcela do décimo terceiro salário. Outro motivo relevante para o otimismo foi o crescimento do emprego formal e da renda real do trabalhador”, informou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.

O levantamento também mostrou que, na avaliação por sexo, tanto as mulheres (2,90%) como os homens (2,19%) estão mais confiantes. Na análise por renda, os consumidores que recebem até dois salários mínimos foram os que apresentaram uma maior elevação na confiança (4,07%). Por faixa etária, a maior alta foi registrada com as pessoas entre 18 e 25 anos (5,40%). E por escolaridade, o ICC cresceu mais entre os de nível superior completo (5,44%).

A pesquisa é composta por dois sub-indicadores: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice de Expectativa do Consumidor (IEC).  Os resultados dos dois índices influenciaram positivamente o ICC em dezembro. O ICEA, que mensura o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, registrou uma alta de 2,93% no contraponto com o mês anterior. Já o IEC, que mede a confiança em relação à sua situação futura, apresentou uma expansão de 2,55%.
 
Metodologia – A pesquisa realizada pelo IFEP entrevistou mais de 400 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa. A coleta de dados ocorreu nos dez primeiros dias de setembro. O principal objetivo da pesquisa é identificar o sentimento dos consumidores residentes na Região Metropolitana de João Pessoa, considerando a situação econômica atual e as expectativas para a situação futura.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado