Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Confessar a cruz, confessar Jesus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No último dia 29 a Igreja, no mundo inteiro, celebrou a festa solene de São Pedro e São Paulo Apóstolos. Celebramos com essa festa a confissão desses homens na Pessoa de Jesus Cristo. O seguimento de Jesus sempre nos porá diante de uma confissão existencial, e não somente diante de uma confissão dos lábios. Pedro e Paulo foram discípulos que escolheram passar pela cruz, entregaram suas vidas livremente por causa do Evangelho; eles deram um “sim” generoso e cheio de fecundidade, e o fizeram pela via da cruz de Jesus.

Jesus escolhe Pedro para estar à frente de seus apóstolos, chama-o de “Pedra”; confere a esse o poder de guardar as chaves da Igreja (Mt 16, 17-19). A missão de Pedro é intrínseca ao mandato pastoral que lhe foi acreditado em relação à Igreja de Nosso Senhor. Quando Jesus caminha resolutamente para Jerusalém, isto é, para a sua morte, Ele envolve os seus discípulos na decisão de segui-lo e de confessá-lo. Não basta saber quem é Jesus ou dizer que Ele é um grande profeta, faz-se necessário estar próximo dele, comprometendo a própria vida. Foi isso que Pedro e Paulo fizeram!

Mas o que significa confessar Jesus? As páginas do Evangelho asseguram-nos que tal confissão perpassa pelo anúncio. Confessar Jesus é o mesmo que assumir a sua vida e anunciá-lo, levando a todos a mensagem da cruz e da ressurreição. O Apóstolo Paulo pôde confessar Jesus na sua própria carne, fez-se anunciador da Boa Nova do Evangelho aos diversos lugares. Não se poupou, comprometeu suas energias e tempo por causa de Jesus.

Sabemos que a realidade de confessar Jesus, de carregar a sua cruz, é sempre dura de acolher – nem sempre a carregamos com alegria. São muitos os desafios que devemos enfrentar na vida, talvez uma enfermidade que tenhamos que carregar anos à fio, ou dificuldades na convivência familiar. Os problemas talvez não irão desaparecer, mas devemos nos convencer que seguimos o Cristo Crucificado, aquele que abraçou o universo inteiro na altura da cruz. Somente o amor do Senhor pode nos tomar em suas mãos seguras e nos elevar rumo a Deus, e não importa o tamanho de nossa fé. Ele só pede um coração livre e generoso, capaz de confessar seu amor de cruz!

“Que Cristo habite pela fé nos vossos corações de modo que, arraigados e fundados na caridade, possais compreender, com todos os santos, qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo (…)” (Ef 3, 17).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais