Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comunidade da UFPB faz “desaniversário” de seis anos de prédio inacabado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Professores e outros membros do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vão realizar um evento inusitado para destacar a falta de conclusão de uma obra no Campus I da instituição. Na segunda-feira (21), às 10h, acontecerá o “Desaniversário do prédio da Educação”, como foi chamado o evento que tem o apoio do CE e da Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB).

Segundo o professor Ricardo Lucena explicou ao ParlamentoPB, “o ato é para marcar os sete anos de início da obra do prédio da pós-graduação em Educação e seis anos das previsões de entrega do mesmo.”

Ainda conforme relatou ele, “o prédio foi iniciado ainda na gestão do ex-reitor Rômulo Polari e deveria ter sido concluído ainda na sua gestão, mas não foi. Estamos na segunda gestão da professora Margareth Diniz e, igualmente, o prédio não está terminado.”

O professor conta ainda que “a construção deveria abrigar laboratórios, salas de professores e auditórios que serviriam, prioritariamente, aos cursos de pós graduação do Centro de Educação.”

A UFPB

O ParlamentoPB entrou em contato com a assessoria de imprensa da UFPB. A assessora informou que faltam recursos, visto que os orçamentos para a universidade têm sofrido redução gradual.

Ela também disse que há uma lista com prioridades para que sejam concluídas algumas obras, dentro de um recurso específico existente para esses atendimentos e que pediu que o portal verificasse com o prefeito universitário se o Centro de Educação está incluído.

O processo de licitação e outras burocracias

O prefeito universitário da UFPB, João Marcelo, disse que o setor de pós-graduação do CE estará nas prioridades de 2018, assim como a estrutura da pós do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), CBioTec e outros. Ele esclareceu que o problema não é só de recursos, mas também de alvará, licença ambiental e projetos complementares.

“A obra [do prédio do CE] foi licitada na gestão do professor Rômulo Polari. Licitaram sem autorização da prefeitura, sem licenciamento ambiental necessário e sem nenhum projeto complementar. Já fizemos três reuniões envolvendo Corpo de Bombeiros, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan), Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Sudema para regularizar a obra, elaborar os projetos complementares e, com isso, poder relicitar a obra e poder entregar à comunidade”, explicou o prefeito universitário.

Sobre os recursos, o gestor citou que o Ministério da Educação (MEC) contingenciou todos os recursos de capital e, assim, esses recursos somente são liberados perante um Termo de Execução Descentralizada (TED). Portanto, a UFPB precisa ter, para a obra, um alvará de construção, licenciamento ambiental e toda a documentação de projetos. Isso será revisado pela equipe de engenheiros do MEC, para liberação do TED, destinando o recurso para a obra.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais