Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Como escolher o caminho da gestão?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Tanto na gestão Pública como na administração privada, há de se convir que tem que saber onde se quer chegar, quais são suas metas e seus objetivos.

Há um trecho no clássico livro “Alice no País das Maravilhas” em que a protagonista está caminhando pela floresta quando chega numa encruzilhada, onde inúmeros caminhos se apresentam. São vários trechos, estradinhas, placas de orientação e uma menina indecisa sem saber muito bem para onde ir. Eis que sob uma árvore surge um gato. Debochado, irônico e misterioso pergunta a Alice se pode ajudá-la. Então, eles têm o seguinte diálogo:

– Eu só queria saber que caminho tomar, pergunta Alice.
– Isso depende do lugar aonde quer ir, diz o Gato tranquilamente.
– Realmente não importa, responde Alice.
– Então não importa que caminho tomar, afirma o Gato taxativo.

Resumo deste singelo bate-papo: “Quando não sabemos para onde ir, qualquer caminho serve”.

E é a partir desta frase dita com sabedoria pelo Gato da clássica estória que vamos falar sobre três elementos fundamentais para a gestão, seja privada ou pública: PLANEJAMENTO, ROTINA E DISCIPLINA.

Nas próximas colunas, vamos abordar a ligação e sequência para poder ter um caminho mais suave e eficiente na busca de resultados. Não se trata de uma formula mágica ou de uma receita de sucesso, mas de uma observação pessoal obtida em alguns anos à frente da gestão pública como secretário Estadual e Municipal que fui, assim como na área privada, como gestor do Instituto Brasil Fiscal – IBF, que é uma GovTech voltada a prestar assessorias a entes públicos na área tributária fiscal, dentre outros serviços.

Vamos constatar que tudo é complementação e que não adianta ter o planejamento de metas e objetivos para sua equipe, se não há a criação de rotinas de trabalho. E que mesmo realizando o planejamento e criando as rotinas para executar tais planejamentos, se não houver a disciplina para a execução, de nada adiantará as duas etapas anteriores. Para dar início, hoje falaremos um pouco sobre o planejamento, e na próxima coluna abordaremos Rotinas e Disciplinas.

Uma gestão municipal (e também a privada) de sucesso indispensavelmente se inicia com um bom planejamento que vai literalmente pavimentar a estrada de uma boa gestão. Esse caminho para o objetivo na administração pública será resultado inevitavelmente de um planejamento bem feito, que deve se iniciar ainda nas definições da candidatura com a construção de um plano de governo no período que antecede as eleições, se intensificando e se concretizando durante a gestão. Essa é a situação ideal, contudo, não significa que você, gestor público, não pode criar o seu planejamento no momento que está, DURANTE A GESTÃO.

Cada ano de uma gestão é um ciclo que se renova, possibilitando sempre corrigir o rumo das ações. Aos que não realizaram o planejamento e não criaram as rotinas de execução, se há um momento ideal nesse cenário é a cada final de ano onde pode-se aprender com os erros e promover mudanças. É preciso saber onde se quer chegar pois como já foi dito: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Ao realizar um planejamento, mesmo que simplificado, a chance de alcançar o objetivo é muito mais efetiva.

Para visualizar a sequência do planejamento pode-se criar etapas como este exemplo:
1º Planejar
2º Organizar
3º Gestão do processo – Dirigir
4º Controlar – medir e realizar as verificações e mudanças necessárias

O planejamento nada mais é que vislumbrar os objetivos que deseja alcançar junto com sua equipe de gestão para o município ou sua empresa. É o mapeamento das ações, divididos em metas, que resultarão nos objetivos pré-estabelecidos. Após a etapa de planejamento, na qual é identificado o que se quer fazer e os resultados esperados, chegou a hora de se criar as ROTINAS, que nada mais é que descrever COMO será executado o que foi PLANEJADO. Mas isso é para nossa próxima Coluna! Abraços e um Feliz Natal.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais

Energisa trabalhando na Torre

Ocorrência deixa áreas da Torre sem energia e concessionária atua para normalizar serviço

ALPB 31

ALPB define nova data para audiência com Pollyanna Loreto e oposição questiona ausência