Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comitê Estadual do PCdoB divulga nota sobre enfrentamento ao coronavírus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em reunião por meio de videoconferência, o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba avaliou os impactos da crise sanitária causada pela covid-19 no país. No encontro em sala virtual, o partido critica posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), em relação ao enfrentamento à pandemia do coronavírus. O encontro virtual, realizado no último dia 16, emitiu uma nota oficial que pode ser conferida logo abaixo:

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL

COMITÊ ESTADUAL DA PARAÍBA

Paraibanos,

O Comitê Estadual do PCdoB-PB reunido nesta data, em sala virtual, avaliou os impactos da pandemia da covid-19, considerando o cenário mundial de crise prolongada do sistema capitalista e assim como a realidade brasileira agravada com as ameaças à democracia e a caótica gestão do governo Bolsonaro.

Além da intranquilidade trazida pela proliferação do vírus, que avança em todo o país, o Brasil encontra-se sem rumo. As ações do presidente da República, tentando impor aos brasileiros suas ideias estapafúrdias e seu autoritarismo, só aprofundam o quadro de crises (política, econômica e sanitária, além de ataques às instituições democráticas), levando confusão à população e insegurança no combate à pandemia. A forma de conduzir a questão da covid-19 é irresponsável, criminosa, daí ser acusado de genocida. Sua condução política mal esconde suas intenções de semear o ódio, e atacar o estado democrático de direito.

No contraponto deste desastre, a atuação do Consórcio Nordeste, e da maioria dos governadores e prefeitos tem procurado responder à crise sanitária com medidas corretas, indicadas pelas autoridades da saúde, em especial a Organização Mundial de Saúde.

Ressaltam neste cenário a condução positiva do governador João Azevedo, do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo e muitos outros prefeitos paraibanos. Por outro lado, merecem repúdio as atitudes e insinuações do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues que estimulam e acobertam ações que colocam em risco a saúde da população e humilham os trabalhadores e todo povo de Campina Grande.

Para o PCdoB, é imperativo que avancemos na construção de uma ampla frente política e social em defesa da vida, do emprego e da democracia. Nela se somam governadores, prefeitos, partidos políticos, personalidades de diversos segmentos e organizações da sociedade e autoridades de poderes da República atacados pelo bolsonarismo.

“O Brasil precisa, urgentemente, de ações capazes de impedir que Bolsonaro promova o caos. É indispensável ampla união para salvaguardar a democracia e abrir caminhos para o país vencer a pandemia do coronavírus e a crise econômica.” (Resolução da Comissão Executiva Nacional).

Assim, o PCdoB dirige-se ao povo paraibano e a todas as forças políticas democráticas, conclamando a união em defesa da vida, do emprego e da democracia, ao mesmo tempo em que convoca toda sua militância para intensificar a ação política junto com o povo paraibano, tendo como metas:

– buscar a união de diferentes segmentos sociais em torno do combate à pandemia nos termos orientados pela OMC e renomadas autoridades sanitárias;

– intensificar as ações de solidariedade às pessoas mais atingidas pelos efeitos da pandemia;

– defender a expansão do auxílio emergencial até dezembro próximo, garantindo seu pagamento com regularidade;

– defender junto ao Congresso Nacional a adoção de programa nacional de financiamento público para as micro, pequenas e médias empresas nacionais, com juro zero e carência de dois anos, como forma de reerguer a economia do país;

– denunciar sem trégua os atos do governo Bolsonaro que agravam a crise sanitária, ataca a democracia e é subserviente ao império norte-americano.

João Pessoa, 16 de maio de 2020

O Comitê Estadual do PCdoB – PB

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais