Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comissões da ALPB aprovam aumento de cotas para deficientes em concursos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (19), reunião das comissões de Administração, Serviço Público e Segurança, e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Os membros das duas comissões apreciaram o projeto de lei complementar 01/2019, da deputada Cida Ramos, que aumenta em até 10% as cotas para as pessoas com deficiência, em concurso público. Outra proposta aprovada foi a 09/2019, de autoria do deputado Walber Virgulino, que trata da criação de banco de dados atualizado com informações relativas ao andamento de inquéritos policiais em todas as delegacias paraibanas.

O projeto de Cida Ramos foi apreciado e aprovado pelas duas comissões. A matéria trata do Regime Jurídico dos servidores públicos civis da Paraíba. Segundo a parlamentar, visa aumentar em até 10% as cotas para as pessoas com deficiência, em concurso público. A porcentagem ficou definida através de uma emenda acrescentada pelo relator, Walber Virgulino. “É justo que a gente trate os desiguais de forma a proporcionar condições para que ele também tenha oportunidade igual. A Paraíba é o segundo Estado do Brasil com maior número de pessoas com deficiência”, justificou a deputada.

Outra matéria que trata dos deficientes, aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de autoria do deputado Raniery Paulino, pretende debater benefícios para os deficientes, através de uma audiência pública, que deve ser realizada no dia 25 deste mês. A solicitação foi apresentada através do Requerimento 582/2019.

Participaram da reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência os deputados Ricardo Barbosa, Anderson Monteiro, além da presidente Cida Ramos, que sugeriu mudança na condução dos trabalhos. “Vamos fazer uma metodologia diferenciada na condução da comissão, como ouvir as pessoas com deficiência que enfrentam dificuldade no dia a dia”, disse.

Comissão de Administração

O projeto que trata da criação de banco de dados atualizado com informações relativas ao andamento de inquéritos policiais em todas as delegacias foi aprovado na comissão de Administração, Serviço Público e Segurança. Walber Virgulino ressaltou que a finalidade é facilitar o trabalho da polícia beneficiando a população com informações rápidas. “Dessa forma também estamos aproximando as pessoas da polícia”, disse o deputado.

Além de Walber Virgulino, participaram da reunião da comissão de Administração, Serviço Público e Segurança os deputados João Gonçalves (presidente) e Cabo Gilberto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo