A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Luiz Couto (PT-PB) esteve na última sexta-feira (3) em João Pessoa para conhecer boas experiências públicas de atendimento a idosos.
Um dos locais visitados foi a “Cidade Madura”, um condomínio construído exclusivamente para pessoas idosas. Trata-se de uma iniciativa do governo do estado voltada a cidadãos dessa faixa etária que não têm como comprar uma casa própria.
No total, são cinco unidades em todo o estado – a primeira foi inaugurada na capital, João Pessoa, em 2014. Os condomínios são inteiramente projetados de acordo com as necessidades específicas da terceira idade, e cada um oferece 40 residências.
A visita da comissão se deu a pedido de Luiz Couto, a pedido de quem se realizou ainda, no mesmo dia, um seminário sobre os direitos dos idosos. O evento reuniu centenas de participantes no auditório do Hotel Laguna, no bairro de Tambaú, em João Pessoa, na tarde da sexta-feira.
Expansão
Segundo o deputado Luiz Couto, presidente da comissão, a “Cidade Madura” é uma experiência que merece ser universalizada. Ele afirmou que vai propor para o Ministério das Cidades a implantação desse programa em outros estados para que mais idosos possam viver com qualidade.
“Uma espécie de espaço que foi construído para idosos, para que essas pessoas possam ter um espaço para viver e ter toda a estrutura de saúde e assistência social para que essas pessoas vivam dignamente.
“São 40 idosos que estão lá, sendo bem tratados e cuidados, tendo toda a assistência. Ficamos contentes com essa realidade e esperamos que essa experiência possa se multiplicar”, disse Luiz Couto sobre a “Cidade Madura”.
Outras duas instituições de apoio e acolhimento a pessoas idosas também receberam a visita da comissão: o Lar da Providência Carneiro da Cunha e o Lar do Idoso de João Pessoa.
A comissão também realizou em João Pessoa uma audiência pública no formato de seminário para discutir novas políticas públicas e medidas legislativas para a população idosa.