Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comissão do Extremotec discute local de instalação do Polo para desenvolvimento tecnológico de JP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A comissão gestora municipal do Polo de Tecnologia Extremo Oriental das Américas (Extremotec) está discutindo a escolha do local de instalação do equipamento do polo de tecnologia de João Pessoa. A semana foi de reuniões para avaliar as propostas de locais, nas quais também ficou decidida uma visita ao Polo de Tecnologia de Florianópolis, referência no Brasil, e o gestor que vai capitanear recursos para esta implantação. A próxima reunião acontecerá na quarta-feira (16).

O vereador licenciado, secretário de Ciência e Tecnologia (Secitec) da prefeitura da Capital e membro da comissão gestora do Extremotec, Durval Ferreira, considera que a instalação desse equipamento será um reforço nas políticas públicas voltadas para ciência e tecnologia. “Com a instalação do Extremotec poderemos desenvolver e reforçar as políticas públicas já existentes voltadas para esta área, gerando desenvolvimento econômico através da inovação tecnológica. Isso será uma prioridade da nossa gestão.”

Sobre a decisão da comissão gestora de fazer uma visita ao Polo de Tecnologia de Florianópolis, entre os motivos estão o de que a capital de Santa Catarina abriga uma EBT (empresa de base tecnológica) para cada 888 habitantes, possui cerca de 450 estabelecimentos de software, hardware e serviços de tecnologia, os quais geram 4.936 empregos diretos (RAIS, 2008) e mais outros milhares de empregos indiretos.

A qualidade e o desempenho das empresas do Polo local têm rendido, além do sucesso de mercado, reconhecimentos nacionais nas edições do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, o mais importante do país no gênero. “Precisamos nos inspirar com os melhores e mais experientes. Este projeto colocará João Pessoa no mapa das cidades tecnológicas, com ambientes que proporcionem que startups e empresas da área de tecnologia se desenvolvam sem sair da cidade”, explica Durval.

A nomeação da comissão gestora municipal por parte do prefeito Luciano Cartaxo se deu na portaria de número 216, de 17 de abril de 2018 e foi publicada no Semanário Oficial, dois dias depois. Participaram dessa reunião o vereador Thiago Lucena, autor da Lei Ordinária que propôs a criação do Polo, o secretário da Receita Municipal, Adenilson de Oliveira Ferreira e outros gestores da comissão.

Extremotec

A criação do Polo Tecnológico para a Capital foi proposta à Câmara Municipal, por meio de Lei Ordinária, em outubro de 2017. A propositura decorreu de projeto de indicação do vereador Thiago Lucena e beneficia os prestadores de serviços de informática e afins.

Com a criação do Extremotec estão previstos incentivos fiscais, com a redução da alíquota do ISS até o limite de 2% (dois por cento), beneficiando quem presta serviços de análise e desenvolvimento de sistema, programação, processamento de dados, elaboração de programas de computadores e de jogos eletrônicos, dentre outros serviços de informáticas e áreas afins.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Após ação do MPF, Iphan deve aumentar segurança e combate a incêndio na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante