Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comissão de Políticas Públicas se reúne no plenário da Câmara de JP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Comissão de Políticas Públicas (CPP) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), presidida pela vereadora Sandra Marrocos (PSB), reuniu-se na tarde da segunda-feira (2) para o planejamento da comissão e a divisão de 13 projetos entre os integrantes para a relatoria. Além de Sandra Marrocos, participaram do encontro os vereadores Tavinho Santos (PTB), Marcos Vinícius (PSDB) e Bosquinho (DEM), que é o vice-presidente da CPP.

Conceito de Política Pública. Esse foi o tema da fala de Sandra Marrocos durante a reunião, que historiou sobre as instituições políticas formadas entre os séculos XV e XVIII, às quais receberam valorosa contribuição dos pensadores Nicolau Maquiavel, tido como o "Pai da Ciência Política"; Thomas Hobbes, primeiro pensador jusnaturalista e contratualista de formação do estado moderno; John Locke, assim como Hobbes, não acreditava que o homem pudesse ser capaz de viver sem conflitos sociais caso haja a ausência do estado, por isso, os homens abdicam de sua liberdade natural para viver sob a tutela do estado; e Montesquieu, que estudou a estrutura organizacional do estado, considerando-a como a mais complexa já criada pelo homem.

Sandra Marrocos enfatizou: “São esses pensadores que deram ao estado moderno a forma aproximada que possuem hoje. Sem as políticas públicas, o estado não existe, ou pelo menos não tem razão de existir. Suas ações devem atingir a população de uma cidade, estado ou país e estão presentes em diversas áreas como saúde, educação, habitação, assistência social, transporte, segurança, entre outras”.

Adiante, assegurou: “Nesta comissão, pautaremos projetos que atinjam todas essas áreas, além disso, caminharemos juntos à sociedade civil organizada na luta pela efetivação das políticas públicas em toda a sua plenitude. Para isso, a Comissão de Políticas Públicas buscará um diálogo constante com a sociedade. Convidamos, desta forma, desde já, a todos e todas a participarem das atividades desta Comissão, na certeza de que, através da construção coletiva, faremos muito mais, iremos muito mais longe”.

Na reunião, foi realizada a comunicação das matérias em tramitação e entregues aos relatores. A presidente da comissão, Sandra Marrocos, ficou responsável pela apreciação do projeto de lei 571, de autoria do vereador Bruno Farias (PPS), que institui normas para proteção e segurança de recém-nascidos e crianças internadas em hospitais e maternidades.

O projeto de lei 645, de autoria de Geraldo Amorim (PDT), que dispõe sobre o direito aos portadores de deficiência visual receber as guias de IPTU confeccionadas em braile; e o projeto 646, de autoria de Bira (PSB), que dispõe sobre a ‘Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional’ no âmbito do município de João Pessoa, também ficaram com a relatoria de Sandra.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais