Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comenda

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No dia 1 de agosto passado, durante reunião do CCT – Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília, foi apresentada a lista dos novos membros da “Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC)”. A ONMC é “uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras, como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil”. Uma comissão, formada pelo MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, pela SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e pela ABC – Academia Brasileira de Ciências avaliou o mérito de todas as indicações e emitiu um parecer para o Conselho da Ordem, que é presidido pelo Presidente da Republica Michel Temer, Grão-Mestre da ONMC. Dentre os nomes indicados e aprovados, na classe Comendador, encontra-se o da Profa. Dra. Francilene Procópio Garcia, Professora da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, Ex-Diretora Geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Ex- Presidente da ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e atual Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado. Homenagem e reconhecimento muito justos pelo trabalho realizado por Francilene, em nível nacional, nos últimos anos. Parabéns a mais nova Comendadora!

Startups Brasileiras na Europa

Dando continuidade as ações do “Projeto StartOut Brasil”, programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo, abriu as inscrições (que vão até o próximo dia 20 deste mês) para seleção de 15 startups que irão participar do “Ciclo de Imersão em Lisboa”, Portugal, no próximo mês de novembro. A edição em Lisboa é a quarta do programa, que já contou com missões em Buenos Aires, Paris e Berlim. O Projeto tem como realizadores a Apex-Brasil, MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, MRE – Ministério das Relações Exteriores, SEBRAE e ANPROTEC. A ideia é disponibilizar para as empresas brasileiras, uma serie de capacitações, que inclui consultoria em internacionalização, orientação de executivos do mercado europeu, além de treinamento para apresentação de projetos a potenciais investidores e participação em encontros de negócios e workshops sobre o mercado de Portugal. Mais informações através do e-mail [email protected].

Notificações de Consultas pelo Celular

Dando mais um passo na automação e disponibilização de serviços de forma eletrônica, para os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, os responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas do Ministério da Saúde liberaram a versão 3.0 do software “e-SUS AB Atenção Básica”. Esta nova versão possibilita “aos usuários receber notificações de consultas agendadas na rede SUS, pelo celular”. Outra novidade é permitir o “registro de vacinação dos usuários no seu Prontuário Eletrônico do Cidadão, permitindo assim, ter um histórico de todas as ações do cidadão em um único banco de dados”, possibilitando ainda, que os médicos acessem “o histórico do usuário em todos os pontos da rede do SUS que estejam informatizados”. O objetivo é ter tudo referente ao SUS, informatizado até 2020.

Prevenindo AVC usando Tecnologia

AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma das principais causas de internação hospitalar e morte, nos dias atuais. Visando fazer prevenção deste tipo de ocorrência médica, foi criado um projeto, denominado de “P-Ictus” (Ictus – distúrbio vascular cerebral, também conhecido como AVC, trombose e embolia), financiado pelo “FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional” e pelo CDTI – Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial, da Espanha. O projeto tem o “objetivo de desenvolver uma solução para a prevenção de AVC em pacientes de risco (que já tenham tido AVC), a partir do conhecimento extraído com tecnologias de cruzamento dos dados disponíveis no seu histórico de saúde e de outras fontes não clínicas”. A ideia é coletar “os dados destes pacientes juntamente com informações de outras seções do seu histórico clínico, tais como hospitalizações, recaídas, medicamentos usados e exames de laboratório realizados”, combinar/cruzar estas informações com “outros dados sócios demográficos, econômicos, climatológicos e sociais para fazer uma estratificação individual”, e assim, com base em uma análise estatística destas informações, facilitar a “criação de novos algoritmos baseados em modelos físicos e matemáticos, que permitirão gerar conhecimento sobre a prevenção e diagnóstico dos diferentes tipos de AVC”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado

Acidente com van e retroescavadeira deixa estudantes mortos e feridos

Criança e adolescente morrem em colisão de van com retroescavadeira no sertão da PB

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

gervasioliderancas (1)

Gervásio debate desafios e oportunidades com principais lideranças políticas e empresariais