As inscrições para o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com mil vagas de técnico do seguro social começam às 10h desta sexta-feira (16) e vão até as 18h do dia 3 de outubro. O cargo exige ensino médio e tem salário de até R$ 5.905,79 para jornada de 40 horas semanais. As vagas são para 97 gerências executivas localizadas nas unidades da Federação, incluindo a Paraíba.
Os interessados devem se inscrever no site cebrasp.org.br. A taxa de participação, no valor de R$ 85, pode ser paga até o dia 21 de outubro. Poderão pedir isenção total do valor da taxa de inscrição os candidatos com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) ou que sejam doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde. As condições e os procedimentos de inscrição nesses casos estão especificadas no edital, no tópico 6.4.8. O prazo de inscrição para esse grupo é o mesmo de quem tem condições de pagar a taxa.
Das mil vagas ofertadas, 708 são para ampla concorrência, 90 para pessoas com deficiência e 202 para negros. Nesta edição do concurso, há um componente maior de dificuldade. Serão duas fases, ambas eliminatórias, com prova e curso.
As provas objetivas terão duração de 3h30 e serão realizadas em 27 de novembro nas cidades das 97 gerências regionais.
O INSS foi autorizado a reduzir o prazo entre o lançamento do edital, publicado ontem (15) e a prova objetiva do concurso público. O prazo foi reduzido para dois meses, ou seja, os candidatos terão menos tempo para se preparar para o teste após tomarem conhecimento do conteúdo programático.
A prova objetiva terá conhecimentos básicos com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático. E conhecimentos específicos para temas relacionados a benefícios previdenciários e legislação previdenciária.
O curso deve começar em janeiro e ter validade entre 30 e 45 dias. Ao todo, os candidatos deverão participar de 180 horas de formação. Ao final, haverá nova fase de seleção, e quem não passar estará fora. No entanto, integrará cadastro de reserva de até 3.385 postos.
A formação será presencial nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Os candidatos que forem selecionados para a qualificação receberão metade do salário oferecido pelo órgão.
O número de vagas autorizadas foi bem menor que o necessário. O INSS enviou ao Ministério da Economia pedido de 7.575 vagas, sendo 6.004 para técnico do seguro social e 1.571 para analista do seguro social.