Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“Combatendo” as Fake News

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O número de “Fake News” teve um crescimento nas últimas semanas. O motivo deste aumento é bem simples: Pandemia causada pelo vírus originado da China (COVID-19) e o consequente isolamento social, que faz as pessoas terem mais tempo para usar (mesmo de forma indevida) as redes sociais. Para minimizar o problema, as principais plataformas de redes sociais: WhatsApp, Instagram, Twitter, Facebook e TikTok, esta última muito utilizada pelos jovens, estão tomando algumas medidas para tentar “diminuir a propagação de conteúdo falso relacionado ao vírus”. Por exemplo, o Facebook anunciou um investimento de R$ 5 milhões para aumentar a “capacidade de checagem de informações, relacionadas a pandemia, disponibilizadas pelos usuários”. Já o TikTok e o WhatsApp, investem na educação dos usuários, através do incentivo a pesquisa na Internet (em sites de conteúdo confiáveis) para verificação da informação antes de passar adiante e também, “promovem transmissões ao vivo com especialistas, que tiram dúvidas e recomendam fontes cientificas sobre o tema, para os usuários das plataformas”.

Mulheres Inovadoras

Pouca gente sabe, pois a chamada “Grande Mídia” pouco divulgou, mas duas cientistas brasileiras deram imenso orgulho ao País na luta contra a COVID-19. As doutoras, Ester Cerdeira Sabino e Jaqueline Goes de Jesus, “tiveram um papel fundamental no sequenciamento do genoma do vírus em tempo recorde”. Como Ester e Jaqueline, “muitas mulheres (cientistas ou não) se superam e surpreendem com suas ideias e inovações, práticas inéditas e coragem para inovar e mudar, o ambiente onde vivem e trabalham. Muito além do campo da ciência, elas transformam todos os setores da sociedade com atitude e determinação. Merecem, portanto, reconhecimento e que seja dada a devida publicidade de suas ações. Com o objetivo de “distinguir mulheres que obtiveram êxito ao trazerem suas ideias inovadoras para o mercado, inspirando outras a seguirem os mesmos passos”, foi criado o “Prêmio Whow! Mulheres Inovadoras”, pelo Grupo Empresarial Padrão. Assim, lideranças femininas terão a oportunidade de inscreverem seus projetos inovadores desenvolvidos exclusivamente por mulheres, em três categorias diferentes e terem a oportunidade de ser protagonistas na construção de um futuro inédito. Mais informações no site www.whow.com.br/premio/.

Respiradores Mais Baratos

A INOVA-UFPB, Agência UFPB (Universidade Federal da Paraíba) de Inovação Tecnológica, divulgou que o “Ventilador Pulmonar” desenvolvido por pesquisadores do CCEN – Centro de Ciências Exatas e da Natureza e do CI – Centro de Informática, ambos da UFPB, cujo pedido de patente já se encontra devidamente protocolado no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial e desta forma, liberou a licença de fabricação para as empresas interessadas em produzi-lo em escala industrial. O equipamento, segundo os seus projetistas, “usa tecnologia touch screen (como a tela de um celular), é equipado com sistema multibiométrico e tem conectividade wireless (sem fio), podendo acessá-lo, monitorá-lo e operá-lo em tempo real, remotamente, por meio de um aplicativo para Smartphone”. Os interessados podem entrar em contato com a INOVA-UFPB por meio do e-mail: [email protected]. A grande vantagem, além dos atributos técnicos listados anteriormente, do “Ventilador Pulmonar da UFPB” é o baixíssimo custo, em torno de R$ 400,00. Valor este ínfimo, se comparado ao valor dos respiradores disponíveis no mercado que custam várias dezenas de milhares de reais!

FINCC 2020

A FINCC – Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos, Edição 2020, acontecerá no período de 4 a 10 do mês que vem e, devido à pandemia, será um evento totalmente digital (via Internet). Segundo os organizadores, “empreendedores e interessados no tema Negócios Criativos e Colaborativos, de todo o mundo poderão participar das apresentações de casos de sucesso, lançamento de livros e palestras, em um dia inteiro de muita experiência e conhecimento”. Também vão acontecer em paralelo, rodadas de negócios com lojistas e expositores, além de shows culturais, tudo transmitido e com interação entre os participantes, pela Internet. Na FINCC 2020, boa parte dos segmentos que fazem parte da economia criativa, serão contemplados, como artesanato e arte popular, artes visuais, audiovisual e cinema, design, música, teatro, circo, literatura, games, arquitetura, moda, fotografia, gastronomia, museus, comunicação, publicidade, criação de websites, turismo criativo e startups deste segmento. Para fazer a inscrição acesse o link https://loja.sebraepb.com.br/loja/evento/2038966. Mais informações no site www.fincc2020.com.br ou pelo telefone: (83) 99981-1486.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente