Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comandante da PM diz que greve é inconstitucional

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, o coronel Euler Chaves disse hoje que o esquema de segurança está organizado e que todo o estado será assistido pelos policiais durante as festividades de folia de rua e carnaval. Segundo o coronel, apesar da greve ser inconstitucional, os policiais estão inseridos em um regime democrático e se decidirem fazer greve, precisarão responder e assumir a responsabilidade pelas possíveis conseqüências.

– Nós somos militares e a constituição federal nos remete a impossibilidade de fazer greve, então estabelecendo esse limite legal essa hipótese que vem existindo é uma decisão individual das pessoas. A instituição em si não pode ser caracterizada como grevista, se pessoas individualmente tomam suas decisões, e nós não estamos dentro das pessoas, elas fazem as suas escolhas, então que assumam suas responsabilidades e conseqüências legais. Estamos em um regime de estado de direito democrático então é preciso se ver o grau de responsabilidade pública para com um problema sério e estabelecer as leituras dos cenários. O governo está atento, o comando esta atento, a secretaria está atenta e creio que o bom senso das pessoas que fazem parte da polícia, pessoas de bem, haverão de ter a consciência cívica de respeito aos homens e mulheres, crianças e adolescentes, idosos e jovens da sociedade  e não promover algo dessa ordem em um momento difícil que o estado está vivendo.

A Polícia Militar vai empregar um efetivo de 4.513 homens, 200 viaturas, 100 motos para patrulhamento, 40 cavalos e cães e 200 estações móveis de comunicação.  Só nas prévias carnavalescas serão três mil policiais trabalhando. Os Bombeiros Militares vão disponibilizar 1.632 homens, com serviço de guarda-vidas, busca e salvamento e combate a incêndios. Para as prévias serão 188 policiais, além de viaturas e bote inflável. 

Já a Polícia Civil contará com um efetivo de 968 homens, entre delegados, agentes e escrivães. Ao todo, serão usadas 115 viaturas, além de duas delegacias móveis. Do Instituto de Polícia Científica serão 30 peritos, 11 viaturas e oito rabecões para atender as demandas em todo o Estado. Só para as prévias estão escalados 143 policiais civis. “É um grande esforço de todos os órgãos operacionais para que o Estado tenha um grande nível de segurança durante os eventos de Carnaval”, frisou o secretário executivo Raimundo José Araújo Silvany.

Em João Pessoa, os blocos com maior concentração de público vão contar com um efetivo diferenciado. Nas Virgens de Tambaú, com público estimado em 200 mil pessoas, serão empregados 489 homens da Polícia Militar e 16 postos de observação em todo percurso. “Dessa forma, os militares terão uma visão melhor do que está ocorrendo”, explicou o secretário executivo.
 
Serão 26 viaturas que estarão posicionadas em pontos estratégicos de acesso a Avenida Epitácio Pessoa. Serão empregadas 18 motos, cães e a cavalaria, bem como estações móveis de comunicação. A polícia vai contar, ainda, com mais um aparato de segurança. Seis câmeras instaladas ao longo do percurso serão monitoradas pela polícia. “Qualquer distúrbio, qualquer problema, a Polícia Militar será acionada imediatamente, com a visão panorâmica, esse é o diferencial desse Carnaval”, ressaltou o secretário executivo.

Durante o bloco Muriçocas do Miramar serão disponibilizados 655 policiais militares, 89 bombeiros militares e 62 policiais civis. A Ouvidoria e Corregedoria estarão funcionando em plantão de 24h pelo número 0800 281 9010. O Disque Denúncia pelo número 197 continua disponível à população 24h.

Funcionamento das Delegacias – Durante o desfile dos blocos Muriçocas e Virgens de Tambaú, a 3ª Delegacia Distrital, na Epitácio Pessoa e a 10ª Delegacia Distrital, em Tambaú vão funcionar em regime de plantão extraordinário e uma delegacia móvel será instalada na concentração de cada bloco.

A Assessoria de Imprensa da Seds também vai funcionar em regime de plantão durante os dois maiores blocos. Um stand será instalado ao lado dos postos de comando integrado das polícias e bombeiros, em frente ao supermercado Pão de Açúcar, na Epitácio Pessoa, para atender à imprensa.

Durante os desfiles dos blocos Picolé de Manga e Cafuçu haverá plantão na 2ª Delegacia Distrital, no Centro. Para o desfile das escolas de samba do Carnaval Tradição, na Avenida Duarte da Silveira, haverá reforço no plantão da 1ª Delegacia Distrital, em Cruz das Armas e a instalação de uma delegacia móvel no local.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais