Com novas desistências, Hugo Motta encaminha vitória na Câmara por aclamação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), ampliou na quarta-feira sua vantagem na disputa pelo comando da Câmara e caminha para se eleger, praticamente por aclamação, presidente da Casa pelos próximos dois anos. Após os deputados Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA), cotados para concorrer ao cargo, oficializarem na quarta-feira a desistência da disputa, tanto o União Brasil quanto o PSD anunciaram que vão embarcar na aliança de Motta. Com o apoio das legendas, o candidato do Republicanos tem agora um bloco partidário que representa 488 dos 513 deputados federais — são necessários 257 votos para ganhar a eleição em primeiro turno.

O anúncio de Antonio Brito ocorreu logo após uma reunião da bancada do partido na Casa, com a participação do presidente do PSD, Gilberto Kassab.

— Após conversas com o candidato Hugo Motta e o debate que trouxemos sobre a proporcionalidade e do cumprimento do tamanho do partido na Casa, a bancada decidiu pela minha proposta de retirar a candidatura a presidente da Câmara — disse o parlamentar.

Brito afirmou que há expectativa de o PSD indicar a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) em 2026 e também declarou que a legenda deve manter os espaços que tem hoje na gestão de Arthur Lira (PP-AL), como a corregedoria da Câmara e a terceira secretaria da Mesa Diretora. O líder do PSD também afirmou que irá comandar o bloco que reúne MDB, PSD, Republicanos e Podemos até 3 de fevereiro, dia da eleição para o comando da Câmara.

Antes da fala de Brito, Kassab fez um pronunciamento e elogiou o correligionário:

— Definimos com nosso líder, que conduziu a nossa reunião e vai continuar conduzindo nossa bancada com muita competência, maestria e seriedade. — afirmou. — O Antonio Brito, nosso líder, vai fazer as colocações que estão balizando as decisões do partido e com isso a gente vai olhar para frente e pensar no Brasil.

Adesão esperada

Vista como certa há semanas nos bastidores, a desistência de Elmar Nascimento foi anunciada na quarta-feira pelo próprio líder do União Brasil na Câmara durante reunião com deputados da legenda. O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e Motta também participaram do encontro. Na reunião, Elmar confirmou que ele e seu partido vão embarcar no bloco pró-Hugo Motta.

O União Brasil já havia decidido desde o fim de outubro compor com Motta. A avaliação do partido é que era preciso evitar que a legenda ficasse escanteada dos espaços da Câmara. No entanto, o anúncio oficial não aconteceu imediatamente porque a legenda ainda negociava os espaços que deve ter na Casa a partir do ano que vem.

Nas últimas semanas, o líder da legenda e outros membros da cúpula do União Brasil negociaram com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com o candidato do Republicanos a definição dos cargos que devem caber à sigla a partir do ano que vem. Elmar disse ao GLOBO que a legenda vai ter a relatoria do Orçamento no ano que vem e a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 2026.

Em 2025 quem deverá indicar o comando da CCJ é o MDB, que disputava o Orçamento com o União. O partido de Elmar deverá ter ainda a segunda secretaria da Mesa Diretora da Câmara.

Motta já tem oficialmente o aval do PL, PT-PCdoB-PV, PP, PSD, Republicanos, MDB, PDT, PSDB-Cidadania, PSB, Podemos, Solidariedade, PRD e Rede. A expectativa é que apenas PSOL e Novo não se aliem ao candidato.

Na terça-feira, Motta também recebeu apoio da Frente Parlamentar Evangélica, uma das principais bancadas da Casa. O apoio foi selado durante jantar com Lira e deputados do grupo, entre eles o coordenador da frente na Câmara, Silas Câmara (Republicanos-AM), e o senador Carlos Viana (Podemos-MG), que coordena a bancada no Senado.

Após arrebanhar o apoio das principais forças da Casa, Motta agora terá que mediar conflitos internos. Ao reunir as maiores bancadas e esvaziar os adversários, o desafio será acomodar interesses. O PT , por exemplo, já tem apalavrado com Lira e o próprio Motta uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), embora essa sinalização tenha irritado parte da oposição.

 

O Globo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

chuva santa catarina FOTO coredec SC

Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina

dinheiro_real FOTO Pixabay

Governo da Paraíba paga segunda parcela do 13º salário dos servidores na segunda-feira

caso genivaldo gas viatura PRF sergipe

Três ex-policiais rodoviários são condenados pela morte de Genivaldo dentro de viatura com gás

preso FOTO Pixabay

Homem é preso suspeito de vários roubos e furtos em lojas de Patos durante a semana

iphone celular FOTO Pixabay

Polícia da Paraíba recupera, em Nova Floresta, ‘iPhone’ roubado em Natal

Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Supremo tem maioria para validar trabalho intermitente

mega sena FOTO marcelo camargo agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 27 milhões neste sábado

Detran_Paraíba

Detran-PB divulga mudanças no serviço de emplacamento a partir desta segunda-feira

Acidente com caminhão deixa feridos e congestiona trânsito em viaduto da BR-230, em João Pessoa__

Acidente com caminhão deixa feridos e congestiona trânsito em viaduto da BR-230, em João Pessoa