Com apoio de Cavalcanti, Cícero aprova Ifets de Itabaiana e Guarabira

Através de projetos de iniciativa do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), os municípios de Itabaiana e Guarabira vão contar com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet). Em reunião hoje, da qual participou também o senador Roberto Cavalcanti (PRB), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte no Senado aprovou, por unanimidade, projetos de Cícero que autorizam a criação de unidades do Instituto nas duas cidades paraibanas

Em sua justificativa, o senador Cícero Lucena ressaltou a importância de Guarabira como pólo de desenvolvimento regional. “O Distrito Industrial daquele município conta com indústrias de móveis, cerâmica e pré-moldados, confecções, ração animal, vinagre, água-ardente e torrefação de café”, enumerou o senador.

Cícero Lucena ressaltou ainda haver em Guarabira de escolas públicas e privadas, do nível fundamental ao superior, mas lembrou que o município carece de capacitação técnica para atender às demandas do mercado de trabalho local.

Itabaiana – Também foi aprovado o PLS 120/09, de autoria de Cícero Lucena, que determina a instalação do Ifet em Itabaiana.  Para o senador tucano, o campus na cidade é importante para o desenvolvimento da região. “Itabaiana pode tornar-se um pólo irradiador de desenvolvimento educacional e econômico para o agreste paraibano e pernambucano”, avalia ele.

O relator do projeto, senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), que apresentou parecer favorável, reconheceu a importância da iniciativa.

O senador Cícero defendeu a formação técnica e afirmou que o modelo começa a ser valorizado pela sociedade. “Felizmente, o Brasil despertou para a importância do ensino profissionalizante em seus diversos níveis enquanto estratégia de promoção do desenvolvimento sustentável”, concluiu.

A Comissão de Educação já havia aprovado na última terça-feira, 30/6, a criação IFET em Catolé do Rocha, o projeto também de autoria de Cícero Lucena.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.