Com 48%, José Serra lidera disputa na PB; Dilma fica com 15%

No próximo ano, os brasileiros também escolherão o novo presidente da República, e, para saber como está a corrida presidencial no Estado, a pesquisa Ibope, encomendada pelo Jornal da Paraíba, quis descobrir em quem os eleitores paraibanos confiariam o voto. De acordo com o levantamento, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), obteve 48% das intenções de voto, seguido da candidata Dilma Rousseff (PT) com 15%.

Figurando ainda na pesquisa, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) com 12%, Heloísa Helena (PSOL) com 7% e na última colocação a pré-candidata do PV, Marina Silva com 5% das intenções. Dos entrevistados, 4% revelaram votar em branco ou nulo e 9% não souberam responder em qual candidato votar.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de outubro com 812 entrevistados. A iniciativa da Rede Paraíba de Comunicação contribui para que a população paraibana tome conhecimento do atual quadro de disputa pela sucessão presidencial.

Os cinco possíveis pré-candidatos à Presidência da República disputarão no próximo ano os votos de 2.655.369 paraibanos que em 2006 ajudaram a eleger o presidente Lula. O petista ganhou a eleição na Paraíba com 65,3% dos votos válidos contra os 27,8% do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.

A pesquisa Ibope também avaliou a escolha do candidato a presidente em relação ao candidato escolhido pelos entrevistados para governador da Paraíba. Aqueles que afirmaram votar no tucano Cícero Lucena (64%) também preferiram José Serra. Os que revelaram votar em Ricardo Coutinho (PSB), 48% disseram votar em Serra e dos que votam em José Maranhão (PMDB), 46% afirmaram que votariam no governador de São Paulo para Presidência da República.

Já a candidata do PT, Dilma Rousseff, obteve o maior índice de preferência popular quando o candidato a governador escolhido foi José Maranhão. Com o peemedebista, a candidata obteve 19% das intenções de voto. Logo após, o melhor desempenho foi com o prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (15%), seguido de Cícero Lucena (8%). O candidato Ciro Gomes recebeu um melhor percentual de votação das pessoas que escolheram para governador da Paraíba o peemedebista José Maranhão (14%), seguido de Ricardo Coutinho (13%). Dos que afirmaram votar em Cícero Lucena, apenas 10% votariam em Ciro Gomes. A socialista Heloísa Helena teve o seu melhor desempenho quando o candidato ao governo da Paraíba foi Ricardo Coutinho (8%). Quando os entrevistados escolheram Cícero Lucena ou José Maranhão, a pré-candidata do PSOL recebeu 5% das intenções de voto. Marina Silva recebeu 7% das intenções quando o candidato ao governo escolhido pela maioria dos paraibanos foi Ricardo Coutinho, seguido de José Maranhão (5%) e por último Cícero Lucena (2%).

Regiões – Entre as cinco regiões da Paraíba, o pré-candidato José Serra teve o melhor desempenho na Borborema (54%), seguido pelo Sertão e Agreste com 50% cada. Na Zona da Mata obteve 48% e João Pessoa, com 38%. A petista Dilma Rousseff conseguiu obter um melhor resultado no Sertão (23%), Borborema (19%), João Pessoa (14%), Agreste (12%) e Zona da Mata com apenas 7% da intenção de voto.

O deputado federal Ciro Gomes obteve o melhor desempenho no Sertão (15%)  e os menores na Borborema e Zona da Mata (9%). Em João Pessoa foi citado por 14% dos entrevistados e no Agreste por 12%. Heloísa Helena recebeu a maior parte das indicações na capital (10%), seguido da Mata (9%), Agreste (7%), Borborema e Sertão com 3% cada.

A pré-candidata do PV, Marina Silva, consegue boa performance na capital (9%). Na Borborema (7%), seguida da Zona da Mata (6%), Agreste (4%) e o Sertão (3%) fecham as regiões.

Jornal da Paraíba

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.