Coligação do PSB ajuíza representação contra institutos de pesquisa

A coligação Uma Nova Paraíba vai entrar com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra os institutos de pesquisa Ibope, Consult e Vox Poppuli, que realizaram consultas públicas para saber as intenções de votos dos paraibanos para o Governo do Estado.

O coordenador da campanha de Ricardo Coutinho ao Governo, Nonato Bandeira, disse que houve uma evidente manipulação dos números, de forma sistemática e planejada, para favorecer a candidatura de José Maranhão (PMDB). 

Nonato lembrou que no dia da eleição a Consult publicou uma pesquisa dando oito pontos de vantagem para Maranhão no Estado, sendo que em João Pessoa ocorria um empate técnico, bem diferente do resultado final que deu 75 mil votos de diferença . Já o Ibope, segundo Bandeira, a pesquisa boca-de-urna apontou 7 pontos de vantagem para Maranhão.

“Não é possível que nenhum instituto tenha, pelo menos, se aproximado do resultado. Como trata-se de grandes empresas de pesquisas não temos dúvidas de que os resultados foram fabricados, por isso nós vamos acionar a Justiça Eleitoral para que ela investigue o que aconteceu e puna os responsáveis com o rigor da lei”, comentou Nonato.

Resultados – Confira alguns dos resultados das últimas pesquisas realizadas na Paraíba. Pesquisa Consult (02/10): José Maranhão (PMDB): 53,73% X Ricardo Coutinho: 45,20%; Ibope (2/10): José Maranhão (PMDB): 52% X Ricardo Coutinho: (PSB): 46%; Vox Populi (25/09): José Maranhão (PMDB): 53% X Ricardo Coutinho: 34%; Ibope (17/09) José Maranhão (PMDB): 51% X Ricardo Coutinho (PSB): 34%.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.