“Coleta Seletiva Solidária” será discutida na Câmara

O Vereador Jorge Camilo propôs Sessão Especial na Câmara Municipal de João Pessoa que discutirá a Coleta Seletiva Solidária e a Inclusão dos Catadores de Resíduos.

O referido evento ocorrerá no dia 16.06.2011 (quinta-feira), às 15h00. A discussão objetiva a ampliação da Coleta Seletiva Solidária na capital e o fortalecimento da cadeia produtiva da reciclagem. A valorização e inclusão social dos Catadores de Materiais Recicláveis é uma das principais metas da sessão.

Com a crescente urbanização ficou cada vez mais difícil encontrar áreas adequadas à coleta, o que aumenta o desafio da expansão dos programas de reciclagem.

“Nos dias de hoje, a problemática da destinação dos resíduos sólidos vem sendo uma preocupação global, pois a escassez de aterros sanitários e a existência de lixões a céu aberto afetam o meio ambiente e a saúde pública”, justificou o vereador.

Para o encontro, foram convidados representantes da EMLUR, SEMAN, IBAMA, UFPB, UEPB, DRT, DNIT dentre outros órgãos Municipais, Estaduais e Federais.

“Apresentamos um projeto de resolução que institui a coleta seletiva dos resíduos e a doação do material coletado às cooperativas e associações de catadores e catadoras da cidade. Tal iniciativa permitirá que a Câmara Municipal participe de forma mais direta da preservação ambiental. Precisamos implantar a Coleta Seletiva Solidária de modo a aumentar a vida útil dos aterros sanitários, gerar trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis e promover a participação da sociedade no planejamento da Coleta seletiva”, ressaltou o vereador.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.