Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para ataques cardíacos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O colesterol é um tipo de gordura que, por si só, não é ruim, sendo oriundo de duas fontes: do fígado e do consumo de alimentos de origem animal. O fígado produz 70% do colesterol, e os 30% restantes vêm de alimentos como carnes, aves e laticínios.

Esses mesmos alimentos são ricos em gorduras saturadas e trans, que levam o fígado a produzir mais colesterol do que o necessário. Para algumas pessoas, essa produção adicional significa que elas vão de um nível de colesterol normal para um nível não saudável.

Nosso corpo precisa do colesterol para construir células, produzir vitaminas (vitamina D) e outros hormônios (estrógeno, testosterona). Mas muito colesterol pode ser um problema, pois à medida que aumenta a quantidade de colesterol no sangue, cresce também o risco para a saúde.

O colesterol alto é um dos principais fatores de risco controláveis para doenças coronárias (entupimento nas artérias do coração), ataques cardíacos e derrames cerebrais. Se a pessoa tiver outros fatores de risco, como tabagismo, hipertensão ou diabetes, o risco aumenta ainda mais. Quanto mais fatores de risco a pessoa tiver e mais graves eles forem, maior será o risco geral. Por isso, controlar as taxas de gordura no sangue é muito importante, pois assim as pessoas reduzem o risco de doenças do coração.

Diferença entre HDL e LDL

Existem dois tipos de colesterol: o LDL, que é o colesterol “ruim”, e o HDL, que é o colesterol “bom” (que protege o coração de doenças). O cenário se complica quando há no organismo muito colesterol do tipo “ruim” ou quantidade insuficiente do tipo “bom”.

Quando o LDL (colesterol “ruim”) se acumula nas paredes das artérias sanguíneas, e quando seus níveis estão elevados, também aumenta o risco de desenvolver doenças coronárias (placas de gordura nas artérias do coração), como insuficiência arterial (angina, que é a dor no peito que geralmente antecede o infarto), infarto do miocárdio (ataque cardíaco) ou derrame cerebral.

O distúrbio metabólico geralmente aparece depois dos 45 anos de idade, mas em pacientes com história familiar, muitas vezes o começo se observa na infância. O importante é que a pessoa saiba quais são os riscos que uma dieta moderna tem, muito rica em gorduras e carboidratos.

São dietas com um valor calórico muito alto. E a pessoa por pressa, por ter uma vida corrida, falta de opção, acaba optando por esse tipo de alimento. E com isso há o aumento dessas gorduras no sangue. São as gorduras saturadas, que com o tempo vão lesando os vasos, as artérias, e isso aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

Colesterol alto não provoca sintomas

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), um quinto da população brasileira, especialmente as pessoas com mais de 45 anos, apresenta taxas muito elevadas de colesterol no sangue (bem acima dos 200 mg/decilitro), condição que é chamada cientificamente de hipercolesterolemia.

Ao contrário de outras condições clínicas, no entanto, o colesterol alto não provoca sintomas e afeta o organismo sem pedir licença. A condição cursa em silêncio e, sem controle, pode ter como a primeira manifestação um infarto do miocárdio (ataque cardíaco) ou mesmo um acidente vascular cerebral (derrame cerebral).

A hipercolesterolemia quase sempre está acompanhada de outras condições que favorecem a ocorrência desses eventos, tais como o sedentarismo e a obesidade. Em geral, a hipercolesterolemia é resultante de uma predisposição genética, associada a um estilo de vida sedentário e a uma alimentação pouco saudável, com a ingestão farta e frequente de gordura de origem animal e do tipo trans, presente em margarinas, biscoitos, salgadinhos, fast food e diversos outros produtos industrializados. No entanto, algumas doenças também causam níveis elevados de colesterol, a exemplo do hipotiroidismo, da insuficiência renal e de problemas no fígado.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

sergiolive

Queiroz prolonga mistério sobre postura do NOVO, mas elogia Bolsonaro: “Fui muito honrado”

autozelia (1)

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

optuismo (1)

Operação integrada combate transporte turístico irregular na Paraíba

Nilvan hoje 10

Pesquisa mostra liderança de Nilvan Ferreira em Santa Rita

joaonorqadio

Paraíba terá concurso para policial penal e edital sai ainda este ano

Sérgio Queiroz, hoje

Sérgio Queiroz promete se pronunciar hoje sobre “acontecimentos” da visita de Bolsonaro

Mayara Rocha, paraibana

Mayara Rocha é bicampeã do Brasileiro de Powerlifting Equipado e quebra recordes

Viatura da PM de Tocantins

Policial militar paraibano é baleado em bar em Palmas e outro PM suspeito de atirar se entrega

Energisa PB

Energisa tem mais de 40 vagas de emprego abertas na Paraíba

Dinheiro no caixa

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril