Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Codata normaliza funcionamento dos sistemas de processamento de dados

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 A Codata – Companhia de Processamento de Dados da Paraíba normaliza na noite desta quinta-feira (11), o funcionamento de todos os seus sistemas. O presidente em exercício do órgão, Fernando Tavares, explicou que dois picos de energia ocorridos no último sábado (6) causaram a interrupção do sistema por cerca de 72 horas. O problema tirou do ar o Sistema Integrado de Administração Financeira – Siaf. Houve queima de peças de um antigo computador. Mas, na manhã desta quinta-feira o Sistema Financeiro do Governo do Estado voltou a funcionar em plena normalidade. Nesta sexta-feira (12), todo o sistema estará funcionando sem problema.

A demora no restabelecimento dos serviços deu-se porque os novos discos de armazenamento de dados foram adquiridos em São Paulo, chegaram na terça-feira e foi preciso mais um dia de testes para poder liberar o sistema.
A Companhia adquiriu em São Paulo novos discos para substituir um disco do computador IBM-H70, uma máquina antiga, que está sendo substituída por novos e modernos equipamentos, investimentos feitos pelo atual Governo do Estado. Apesar dos transtornos causados, a exemplo do atraso no pagamento de fornecedores do Estado, nenhum dado foi extraviado, todos os arquivos estão salvos e sendo inseridos no processo de migração para as novas plataformas, que são pequenos computadores, modernos e com maior capacidade de armazenamento. Eles aposentarão em breve o antigo computador da IBM, que já está fora do mercado.
Fernando Tavares, que é técnico da CODATA há 17 anos, revelou que os cerca de 200 funcionários da Companhia entre efetivos, celetistas e servidores do Estado à disposição, são técnicos competentes e dedicados às suas funções, por isso zelam pela qualidade dos serviços prestados pela empresa de processamento de dados da Paraíba.
O presidente da CODATA garantiu que todos os dados dos discos antigos foram salvos em discos novos e com cópias. “Dificilmente poderá ocorrer outro problema igual ao ocorrido esta semana”, assegurou Fernando Tavares.
 
Com a migração para modernas plataformas de computadores, os novos sistemas de processamento de dados utilizados pelo Governo do Estado já funcionam no Departamento Estadual de Trânsito – Detran e por esta razão o órgão não foi atingido pelo problema. Fernando Tavares revelou ainda que a CODATA não tem nenhuma relação política. “O que houve foi um problema técnico, a CODATA trabalha com transparência e clareza”, destacou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio